Redação
Na terça-feira, 13, postei em minhas redes sociais (@nidelins) a foto do cuscuz de massa puba que fiz para o meu café da manhã e até que a postagem foi bem curtida. Como as seguidoras Sandra Torres Apratto e Nice Lins solicitaram a receita, resolvi publicá-la no meu blog. É muito simples. É, na verdade, a união da massa puba (amarela) com coco ralado e um pouco de sal, e nada mais, além.
LEIA TAMBÉM
Da mandioca: Massa puba (amarela) e a Branca (Goma de tapioca)
A foto também trouxe lembranças para o meu leitor assíduo, Ingmar Alves. “Esse cuscuz de massa puba me traz lembranças de infância no bairro do Poço, da cozinha da minha Tia, e de tantos cheiros que ficam guardados na memória e vez ou outra são pinçados por uma fotografia. Nas casas, era comum coar café em pano, prensar a massa do cuscuz num pano de prato e cozinhar no “bafo”. O cuscuz de milho é uma tradição incontestável no Nordeste. Entretanto, o de massa puba, embora não seja unanimidade, é uma iguaria presente em muitas mesas, sobretudo nas alagoanas. O ritual do “rapa”(raspar)o coco, no ralador onde as pessoas sentam para apoiá-lo e sustentam com uma mão a parte que raspa o coco, é outra lembrança. Pronto; coco ralado, massa puba, pano, bafo e café coado: combinações inseparáveis”.
Receita do cuscuz de massa puba para fazer em casa sem glúten e sem lacotse
Depois das boas lembranças de Ingmar, vamos à receita do cuscuz de massa puba, farinha derivada da mandioca, de cor amarela e de leve sabor azedo.
Receita cuscuz de massa puba
Ingredientes
1 xícara de massa puba (gosto de comprar nas feirinhas e mercado da Produção)
1 xícara de coco ralado (natural)
Sal a gosto
Modo de preparar
Misture coco com a massa puba, e adicione pouco sal. Coloque na cuscuzeira em fogo baixo, quando começar a cheirar está pronto
Detalhe: Não molhe a massa porque a puba já é um pouco úmida e, com o vapor da cuscuzeira, o quitute fica molhadinho e fofo.
Sirva com manteiga e café .
LEIA MAIS