'Vamos Subir a Serra' será encerrado neste fim de semana em Maceió

Publicado em 16/11/2018, às 08h51
Serra da Barriga | Arquivo / Agência Alagoas -

Secom Maceió

Nascido com o intuito de preparar a comunidade cultural para subir a Serra da Barriga em celebração ao mês da Consciência Negra, o Vamos Subir a Serra, em sua segunda edição, ocupa o Espaço Cultural Zumbi dos Palmares, montado na Praça Multieventos. O projeto, idealizado pelo Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, recebe o apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac).

LEIA TAMBÉM

A intensa programação do fim de semana tem início neste sábado, às 9h, quando o Auditório Ganga Zumba recebe Makota Celina, do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira (CENARAB), Lepê Correia, pesquisador pernambucano de culturas afro e brasileira, e Célio Rodrigues, babalorixá e historiador alagoano, para realizar a mesa de discussão “Xirê de Malungos – realidade e desafios das religiões de matriz africana”.

Às 15h, no mesmo auditório, Fábio Kabral, escritor e ator paulista, Dhierley Mateus, publicitário do Distrito Federal, e Nuno Coelho, coordenador nacional de relações institucionais dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs), debatem, no Tambor Falante, o afrofuturismo: vertente artística que busca sua estética na mistura entre elementos tradicionais afro e futuristas, como o cyberpunk.

Às 17h, o Auditório Ganga Zumba volta a receber uma importante discussão. Dessa vez, acontecerá a palestra “Cultura, arte e identidade negra”, ministrada pelo cultuado rapper, ator, escritor e ativista brasileiro, MV Bill. Às 21h, no palco externo da Praça Multieventos, Mel Nascimento e Naná Martins entram em cena para fazer o seu “Sábado das Yabás”. Às 23, logo depois do show, o cinema do Centro Cultural Arte Pajuçara abre suas portas para a realização de um corujão, com a exibição de filmes voltados ao evento, encerrando a programação do sábado.

No domingo (18), as atividades serão retomadas logo cedo, às 9h, com a presença da carioca Glória Celeste Bahia de Brito e de representantes da Rede de Mulheres Negras de Alagoas no Auditório Ganga Zumba, para debater “Mulheres negras em foco – contra o racismo, a violência e pelo bem viver”. Às 14h30, ainda no mesmo espaço, o Conselho Estadual de Mestres de Capoeira de Alagoas (Cemcal) realiza o Papoeira, uma roda de conversa.

Depois, às 16h, os Mestres deixarão o auditório e levarão os presentes para a área externa da Praça Multieventos, onde ministrarão um aulão aberto de capoeira. Às 16h, encerrando o dia, acontece, ainda na parte externa da praça, o Saurê Palmares: evento organizado pela Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) que levará dezoito atrações de cultura afro para abrilhantar o evento.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Inscrições para patrocínio de projetos sociais da Equatorial se encerram nesta quinta-feira (18) Falso agente do governo causa prejuízo de mais de R$ 2 milhões em golpes na compra de gado em Alagoas Após afastamento de secretário, Governo define quem assume Secretaria de Saúde MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar