Varizes devem ser tratadas apenas com a ajuda médica

Publicado em 17/09/2018, às 20h25
Varizes nas pernas | Reprodução/Internet -

Folhapress

Os esteticamente desagradáveis vasinhos e varizes merecem atenção especial e podem ser sinal de problema circulatório mais sério, com risco de gerar complicações, como trombose e úlceras, além de dores e inchaço. O alerta é da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, ao dizer que só o médico especialista pode indicar o procedimento adequado, após um diagnóstico correto. A sociedade lembra que 37,5% da população brasileira têm varizes. "O paciente que procura um profissional não médico para tratamento nas pernas, corre riscos de sofrer consequências sérias", alerta o cirurgião vascular e diretor de Defesa Profissional da sociedade, Francesco Botelho. "Pode haver complicações, que variam desde a insatisfação estética até trombose, embolia pulmonar, gangrena, infecções e reações alérgicas graves", afirma.

LEIA TAMBÉM

Os sintomas das varizes podem ser brandos, como no caso das pernas cansadas ao longo do dia, sensação de peso e cãibras, segundo o cirurgião vascular Carlos Mostestruque, da clínica Megamed. "Existem outros sintomas mais graves com a evolução da doença, como o inchaço crônico das pernas e o surgimento das úlceras que podem infeccionar e demoram para cicatrizar, provocando alterações irreversíveis na pele do paciente." A esteticista Vivi Afecto, da Vivi Afecto Estética Avançada, reforça o alerta. "As varizes e os vasinhos são bastante incômodos para quem tem, não só pela aparência, mas também por problemas como inchaço, ardência e sensação de peso nas pernas." "Geralmente é hereditário e agravado por maus hábitos como tabagismo, álcool, e sedentarismo. Apenas o médico com especialidade em angiologia está apto para diagnosticar e indicar o melhor tratamento", diz.

Esteticista dá auxílio na prevenção

O tratamento proposto pelo esteticista é de prevenção, afirma Vivi Afecto. "É a drenagem linfática manual, que mobiliza líquidos e toxinas do organismo, tirando o inchaço e sensação de peso nas pernas, além de melhorar a circulação local. Vale ressaltar que a drenagem não trata vasinhos ou varizes, apenas melhora os sintomas. O tratamento mais invasivo deve sempre ser feito pelo médico angiologista." (TC)

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados