Vaticano investiga desvio de dinheiro no Coral da Capela Sistina

Publicado em 13/09/2018, às 20h14
Capela, ilustração | Pixabay -

VEJA.com

O papa Francisco determinou a abertura de uma apuração sobre possíveis irregularidades financeiras no Coral da Capela Sistina. Em um breve comunicado, o Vaticano informou que o pontífice há alguns meses “autorizou uma investigação sobre aspectos econômico-administrativos no referido coral, uma investigação que está em andamento”.

LEIA TAMBÉM

Embora a nota, divulgada na noite de quarta-feira, 12, não forneça mais detalhes, vários veículos da imprensa italiana têm publicado uma série de rumores sobre supostas irregularidades financeiras. De acordo com o jornal La Stampa, o diretor do coral, Massimo Palombella, e seu diretor administrativo, Michelangelo Nardella, seriam as pessoas investigadas por desvio, fraude e lavagem de dinheiro.

Os dois teriam criado uma conta bancária para onde desviavam os fundos obtidos com os concertos do coral. O dinheiro era usado para despesas pessoais, segundo o La Stampa. Ainda de acordo com o jornal italiano, Nardella já havia sido suspenso de seu cargo em julho do ano passado, por um processo administrativo de má conduta.

O Coral da Capela Sistina é considerado um dos mais antigos do mundo e foi criado em 1471. É composto por crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, embora também tenha alguns cantores adultos. O coral possui um contrato de gravação com um grande selo e se apresentou em maio na estreia de gala de uma exibição no Metropolitan Museum of Art, em Nova York, chamada “Heavenly Bodies: Fashion and the Catholic Imagination”.

A turnê de verão do coral pelos Estados Unidos foi cancelada em julho sem explicações oficiais.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto