Veja argumento da CBF para proibir "subidinha" na bola em jogos de futebol

Publicado em 06/04/2025, às 20h12
- Reprodução

Folhapress

A CBF emitiu uma nota neste domingo (6) para explicar mais a proibição de subida na bola, informada por uma circular da comissão de arbitragem.

LEIA TAMBÉM

Segundo o comunicado, a instrução aconteceu diante de uma orientação feita pela Conmebol aos árbitros do quadro da Fifa.

Quem subir na bola durante o jogo deve levar cartão amarelo, de acordo com a definição trazida pela CBF ao Brasil —mencionando agora a Conmebol.

A medida, segundo a comissão de arbitragem, é para evitar confusão nas partidas.

Em ofício distribuído na sexta-feira às federações estaduais, a comissão de arbitragem da CBF pontuou que subir na bola com os dois pés "gera transtornos generalizados" nas partidas, além de "risco de lesão para o próprio jogador".

O presidente da comissão, Rodrigo Cintra, mencionou o trecho da regra que trata de "falta de respeito pelo futebol" como argumentação para aplicação do cartão amarelo, com marcação de tiro livre indireto.

A determinação foi criticada por jogadores como Memphis Depay e Neymar.

A NOTA DA CBF

"A Comissão de Arbitragem (CA-CBF) esclarece que publicou o Ofício 964/2025 na sexta-feira (4) seguindo a mesma linha de instrução da Conmebol, que recomendou aos árbitros punir com cartão amarelo os jogadores que subirem na bola nas partidas organizadas pela entidade continental.

O objetivo da Comissão de Arbitragem é orientar clubes e árbitros participantes das competições coordenadas pela CBF, sobretudo contribuindo com os clubes brasileiros que disputam as competições coordenadas pela CONMEBOL, incluindo a Seleção Brasileira, em todas as suas categorias.

Na semana passada, a CONMEBOL orientou os árbitros Internacionais e assessores atuantes nas competições continentais (Copa Libertadores e Sul-Americana) da necessidade do cumprimento da medida técnica e disciplinar, tiro livre indireto e cartão amarelo, respectivamente, quando um atleta realizar o referido ato.

No último domingo (30), um jogador brasileiro e um boliviano foram advertidos com cartão amarelo em uma partida do Sul-Americano Sub-17, por esta ação em dois momentos distintos da mesma partida".

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Com tornozeleira eletrônica, jogador brasileiro pode ser campeão após sair da cadeia Neymar afirma que jogará mesmo lesionado: "me sinto cada vez melhor" Ceará x Cruzeiro com exclusividade na RECORD neste sábado (29) Presidente da CBF rebate Abel sobre arbitragem: "Quando favorece não fala"