Veja como funcionarão os bancos no Natal e no Ano-Novo

Publicado em 20/12/2023, às 09h14
Arquivo/Agência Brasil -

Folhapress

Bancos de todo o país estarão fechados durante os feriados de Natal e Ano-Novo. Clientes terão que usar o caixa eletrônico ou os aplicativos das instituições financeiras caso tenham de fazer pagamentos ou outras transações.

LEIA TAMBÉM

Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), as agências não estarão abertas nos dias 25 e 29 de dezembro e 1º de janeiro. Nos fins de semana, como de costume, também não haverá expediente -sábados e domingos não são considerados dias úteis para operações bancárias, de acordo com a resolução do setor.

O último dia de atendimento presencial será na quinta-feira (28) da próxima semana. As agências abrirão entre os dias 26 e 28 de dezembro e a partir de 2 de janeiro.

Por lei, em feriados, contas de consumo têm a data prorrogada para o próximo dia útil, sem cobrança de encargos. Carnês ou contas de telefone, por exemplo, que vençam no dia do Natal ou no Ano-Novo poderão ser quitados no dia útil seguinte aos feriados.

De acordo com a Febraban, esses tipos de conta já costumam ter o prazo de vencimento ajustado ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.

Alguns tributos, no entanto, podem ter o prazo para pagamento adiantado. É necessário ficar atento à data de vencimento de cada conta.

A Febraban afirma também que clientes poderão agendar os pagamentos de contas de consumo ou pagá-las nos próprios caixas automáticos, caso tenham código de barras.

Como acessar a conta bancária fora da agência - O cliente pode acessar sua conta-corrente ou poupança por meio de aplicativos de seu banco no celular e pelo internet banking para realizar diversos serviços. Entre eles estão:

Confira o telefone de alguns bancos

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Caminhão tomba em cima de carro, e quatro homens morrem em rodovia Funai solicita apoio da PF para investigar emboscada no Pará Quem era engenheira que morreu após cirurgia de implante de silicone Febraban alerta consumidores sobre o golpe do falso advogado