Veja dicas para se proteger da onda de calor extremo

Publicado em 29/12/2025, às 23h30
- Fernando Frazão / Agência Brasil

Agência Brasil

A onda de calor que afeta diversos estados do país neste final de ano, em especial as regiões Sudeste e Centro-Oeste, traz riscos reais à saúde. O calor pode levar à falência térmica do corpo, com sintomas como confusão mental, pele quente e seca e temperatura corporal acima de 40º C.

LEIA TAMBÉM

O risco de morte é maior para idosos e pessoas com alguma doença, como diabetes e hipertensão, além de Alzheimer e insuficiência renal. Para evitar que o corpo sofra com o calor, é necessário tomar alguns cuidados.

Confira algumas recomendações:

Cuidados em casa:

Sempre que possível, proteja a casa da entrada de calor, feche portas, janelas e cortinas durante as horas mais quentes e abra de noite para refrescar;

use ventiladores e aparelhos de ar condicionado, se disponíveis; mas sem exagerar na regulagem do frio para não causar choque térmico.

Fora de casa:

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Casal que adotou 49 crianças e era procurado pela Interpol por abusos sexuais é preso no Brasil Suzane von Richthofen pode voltar à prisão? Entenda denúncia da prima Professor de judô é preso suspeito de estuprar 7 alunos adolescentes Ricardo Schnetzer, dublador de Tom Cruise e Al Pacino, morre aos 72 anos