Futebol

Veja gol: Vasco-RJ vence CRB por 1x0 no Rei Pelé pelo jogo de ida da 2ª fase

Com o gol do zagueiro Rodrigo, Gigante da Colina derrota alvirrubro pelo placar simples e decide vaga em São Januário

| 12/05/16 - 00h05
Pei Fon / Portal TNH1

Após os bicampeonatos estaduais, CRB e Vasco-RJ se enfrentaram na noite desta quarta-feira, 11, às 21h45, no Estádio Rei Pelé, pelo jogo de ida da segunda fase da Copa do Brasil 2016. O time carioca venceu pelo placar de 1x0, gol do zagueiro Rodrigo. Pela primeira vez na história, os dois clubes foram adversários na competição nacional. A Rádio Pajuçara FM 103,7 Maceió e o portal TNH1 transmitiram o duelo.

O Galo fez uma boa partida e pressionou a saída de bola do Gigante da Colina. No momento em que o clube alagoano estava melhor em campo, o Bacalhau conseguiu fazer o seu gol de falta, com o xerife da zaga Rodrigo. A torcida e os jogadores alvirrubros ficaram na bronca com a arbitragem mineira de Cleisson Veloso Pereira, que deixou de marcar algumas faltas em favor do CRB.

O time regatiano não contou com o zagueiro Gabriel e o volante Somália, vetados pelo Departamento Médico do clube. O meia Dakson, que cumpriu suspensão na decisão contra o CSA, foi escolhido pelo técnico Mazola Júnior para iniciar entre os titulares. Já a novidade alvirrubra ficou por conta da boa reestreia do meio-campista Gérson Magrão, que retornou ao clube após passagem pelo futebol paulista.

No lado do time carioca, o técnico Jorginho resolveu poupar alguns titulares, pensando na estreia do Cruzmaltino na Série B do Brasileirão no próximo fim de semana. O goleiro Martín Silva e o zagueiro Luan não entraram em campo na noite desta quarta. Com o resultado, o Vasco-RJ está invicto há 26 jogos e decide classificação no Rio de Janeiro. 

Ao longo da história, este foi o quarto encontro oficial entre as equipes. O time carioca chegou a terceira vitória contra o Regatas e ambos empataram em uma oportunidade, na Série A do Brasileirão de 1972. Nos amistosos, todos no Estádio Rei Pelé, o Galo perdeu os cinco jogos disputados diante do Cruzmaltino. Nesta temporada, os clubes se enfrentam em mais três ocasiões.

Veja o gol:

O jogo

Primeiro tempo

A partida começou movimentada no Estádio Rei Pelé. Logo no primeiro minuto, Gérson Magrão arrancou pela esquerda, rolou para o lateral-esquerdo Diego, que cruzou para Neto Baiano, a zaga vascaína deu vacilo e o goleiro Jordi salvou a equipe carioca. No lance seguinte, o meia Andrezinho fez boa jogada pela esquerda de ataque e levantou para a conclusão de Nenê, por cima do gol. Aos 8", faltou energia no estádio e partida ficou paralisada por 30 minutos.

O cronômetro parou e o duelo recomeçou no mesmo minuto, com o Galo chegando em uma bola levantada na área por Dakson. O meia cruzou com veneno, Diego Jussani cabeceou com perigo, Audálio tentou e o arqueiro vascaíno evitou o gol regatiano em dois lances. O Vasco respondeu com o lateral-direito Madson, que foi lançado pela direita, ganhou do goleiro Juliano, mas Diego afastou a bola. Aos 13", Nenê cobrou falta cruzada, Riascos tentou desviar para o gol, mas o goleiro regatiano espalmou para fora da área. 

O CRB vinha jogando melhor e criando as melhores chances. Aos 29", Luidy fez boa jogada pela direita e cruzou rasteiro para a conclusão de Neto Baiano para fora. O Vasco-RJ não conseguia sair para o jogo com facilidade, e o time regatiano marcava forte a saída de bola da equipe carioca. Aos 35", o zagueiro Rodrigo recuou para o goleiro Jordi, que demorou a sair do gol, e quase se complicou chutando a bola em cima de Gérson Magrão. Aos 41", Bocão deu um passe alto para Neto Baiano, que de cabeça, tentou encobrir Jordi, mas a bola foi por cima da meta cruzmaltina.

Após os minutos de agonia da zaga vascaína, Rodrigo tratou de mudar o rumo do jogo. Aos 42", o zagueiro abriu o placar depois de uma cobrança de falta com força, com a bola entrando no canto esquerdo do goleiro Juliano. Quando o Galo estava melhor no duelo, o time carioca encontrou o seu gol nos minutos finais da primeira etapa. Aos 44", o meia Andrezinho chutou com perigo e Juliano salvou o CRB de tomar o segundo gol. O árbitro Cleisson Veloso Pereira deu por encerrada a parte inicial do confronto.

Segundo tempo

A bola voltou a rolar no Estádio Rei Pelé. Aos 2", o atacante Luidy recebeu passe de Gérson Magrão, invadiu a área e chutou rasteiro para a boa defesa do goleiro Jordi, que com o pé direito, salvou a equipe carioca de levar o empate. O jogo seguiu equilibrado, com o alvirrubro fazendo uma boa marcação e atacando com velocidade. Aos 15", Neto Baiano tocou em profundidade para o meia Gérson Magrão, que finalizou a bola na rede pelo lado de fora. Em seguida, o técnico Jorginho mexeu duplamente na equipe cruzmaltina, colocando em campo o lateral ofensivo Yago Pikachu, e o centroavante Thalles, nos lugares de Julio dos Santos e Riascos.

O camisa 10 vascaíno, Nenê, vinha sofrendo muitas faltas no gramado. Aos 20", o técnico Mazola Júnior fez duas alterações na formação titular. Os meias Rivaldo e Dakson foram substituídos por Matheus Galdezani e o estreante Rodolfo. Aos 24", o zagueiro Rodrigo cobrou falta por cima do gol regatiano. Aos 31", o treinador regatiano fez a última mudança no time e colocou Lúcio Maranhão na vaga de Neto Baiano. No primeiro lance do atacante, ele cabeceou com perigo e obrigou Jordi a espalmar para escanteio.

Em um raro momento de liberdade de Nenê no duelo, aos 34", o meia vascaíno usou a velocidade para avançar pela esquerda, e mesmo sem ângulo, cruzou fechado acertando o travessão de Juliano. Aos 40", Andrezinho deu uma bela enfiada de bola para Yago Pikachu, que ganhou na velocidade e finalizou rasteiro para a defesa de Juliano. A torcida do Gigante da Colina pediu e Jorginho atendeu. O atacante Éder Luís entrou no lugar de Jorge Henrique para ajudar o time carioca nos contra-golpes.

Na parte final do confronto, o Galo buscava o empate para melhorar a sua situação para o jogo de volta. O Gigante da Colina já valorizava a vitória magra e jogava com o tempo ao seu favor. Após três minutos de acréscimos, o jogo foi finalizado com o triunfo do clube carioca por 1x0, que não evitou a segunda partida no Rio de Janeiro na próxima semana. Com o resultado, o CRB continua sem vencer o Vasco-RJ, que segue invicto na temporada 2016.

Ficha técnica:

Copa do Brasil 2016 – 2ª fase

Jogo: CRB 0 x 1 Vasco-RJ

Gols: Vasco-RJ (3-Rodrigo aos 42" do 1T)

Local: Estádio Rei Pelé, em Maceió/AL

Data: 11/05 (quarta-feira)

Hora: 21h45

Árbitro: Cleisson Veloso Pereira (CBF/MG)

Assistente 1: Felipe Souza Leal (CBF/MG)

Assistente 2: Magno Arantes Lira (CBF/MG)

 CRB

1-Juliano

2-Bocão

3-Audálio

4-Diego Jussani

6-Diego

5-Olívio

7-Rivaldo (18-Matheus Galdezani aos 20" do 2T)

8-Gérson Magrão

10-Dakson (22-Rodolfo aos 20" do 2T)

11-Luidy

9-Neto Baiano (17-Lúcio Maranhão aos 31" do 2T)

Técnico: Mazola Júnior

Banco CRB: 12-Júlio César, 13-Rafinha, 14-Gleidson Souza, 15-André Vinícius, 16-Marcos Martins, 17-Lúcio Maranhão, 18-Matheus Galdezani, 19-Luiz Fernando, 20-Marcos Aurélio, 21-Wigor e 22-Rodolfo.

Vasco-RJ

1-Jordi

2-Madson

3-Rodrigo

4-Jomar

6-Júlio César

5-Marcelo Mattos

8-Julio dos Santos (13-Yago Pikachu aos 16" do 2T)

7-Andrezinho

10-Nenê

11-Jorge Henrique (17-Éder Luís aos 42" do 2T)

9-Riascos (19-Thalles aos 16" do 2T)

Técnico: Jorginho

Banco Vasco-RJ: 12-Diogo Silva, 13-Yago Pikachu, 14-Aislan, 15-Diguinho, 16-Henrique, 17-Éder Luís, 18-Bruno Gallo, 19-Thalles, 20-Matheus Vital, 21-Evander, 22-Bruno Ferreira e 23-Rafael Vaz.

*Estagiário sob supervisão