Veja imagens da simulação de ataque a banco no padrão do "Novo Cangaço", no Farol

Publicado em 10/10/2025, às 08h07
- Assessoria

TNH1 com Ascom SSP

O exercício das forças de segurança, realizado nessa quinta-feira (9), simulou um ataque a uma agência bancária, nos moldes de ações praticadas pelo grupo criminoso conhecidos como “Novo Cangaço”.

LEIA TAMBÉM

Veja imagens:

 
 
 
 
 
 
 

 

Nessa modalidade, os criminosos invadem cidades pequenas, cercam as agências bancárias efetuando disparos e utilizando pessoas que estão no local ou nas imediações como reféns. Além disso, costumam empregar explosivos para causar pânico e destruir caixas eletrônicos.

Após subtraírem o dinheiro da agência, os criminosos utilizam os reféns como escudos humanos durante a fuga, dificultando a ação imediata das forças policiais.

A ação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal e dos agentes do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió.

Exercícios simulados semelhantes foram registrados nas cidades Maragogi, Arapiraca e Piranhas. 

Sequência dos acontecimentos

O simulado começou com a tentativa de sequestro do gerente de um banco (segunda-feira, 06), ação que foi frustrada pela polícia, resultando na prisão de um dos integrantes da quadrilha.

Em seguida, o grupo tentou explodir um carro-forte em uma rodovia (terça-feira, 7), mas a tentativa foi frustrada graças à rápida reação dos vigilantes da empresa de transporte de valores.

Por fim, os criminosos realizaram o ataque à agência bancária, obtendo êxito na ação.

Com base nas informações obtidas a partir do depoimento do preso e das demais ocorrências, a SSP acionou o Plano de Defesa, com o objetivo de prender os criminosos.

Essa etapa do curso prossegue na manhã desta sexta-feira (10) em dois pontos da cidade de Marechal Deodoro.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governador em exercício sanciona reajuste dos servidores do Judiciário de Alagoas Conheça os grandes vencedores do 32º Prêmio Guerreiros da Criação Daqui a pouco começa a maior premiação da publicidade alagoana Alagoas registra menor nível de pobreza da história, aponta IBGE