Eberth Lins
Roupas e bolsas de grife, relógios de alto padrão, carros esportivos e imóveis de frente para o mar. A Polícia Civil de Alagoas expôs, nesta terça-quarta (20), o lado extravagante de uma organização criminosa suspeita de lavar mais de R$ 30 milhões oriundos do tráfico de drogas. A Operação Lavagem Paulista, deflagrada após dois anos de investigação, não apenas prendeu três pessoas ligadas ao esquema como também revelou o estilo de vida milionário dos investigados.
LEIA TAMBÉM
As imagens da apreensão impressionam. Em um apartamento de luxo em Embu das Artes, na Grande São Paulo, o líder do grupo e a esposa dele, que também foi presa, levavam uma rotina de conforto e ostentação. No local, foram apreendidos dois veículos Porsche, cada um avaliado em mais de R$ 1 milhão, além de um terceiro carro blindado. No closet, peças de roupa de marcas internacionais, relógios suíços e bolsas de grife reforçam o padrão de consumo elevado do casal.
Outro endereço ligado ao investigado, um apartamento em um dos prédios mais luxuosos de Balneário Camboriú, surpreendeu até os policiais mais experientes. O local tinha porta blindada e um ambiente cuidadosamente decorado, onde estavam armazenadas dezenas de itens de luxo, como perfumes importados e acessórios de grife.
Além de Alagoas, a operação teve alvos em São Paulo e Santa Catarina. Em Maceió, foi preso o contador da facção, apontado como o cérebro financeiro da operação de lavagem de dinheiro. Segundo a investigação, o grupo utilizava empresas de fachada e laranjas para movimentar valores milionários, mascarando a origem ilícita dos recursos.
O nome “Lavagem Paulista” faz referência ao paulista que liderava a rede criminosa enquanto vivia entre a sofisticação de Balneário Camboriú e a discrição de um endereço na Grande São Paulo. Ele já foi apontado como um dos principais líderes de facção criminosa atuante no Nordeste.
Joias, jet skis, lanchas, viagens e apartamentos de alto padrão completam o inventário da vida sustentada por dinheiro sujo; confira imagens abaixo:
LEIA MAIS