☰
✕

Veja o valor do INSS dos autônomos

Publicado em 11/02/2019, às 15h36
Internet -

FolhaPress

Os trabalhadores que pagam o INSS por meio de carnês devem ficar atentos aos novos valores das contribuições que vencem neste mês. Os valores de quem contribui pelo salário mínimo ou pelo teto mudaram. O pagamento, que deve ser feito até o dia 15 de fevereiro, refere-se à competência de janeiro, ou seja às remunerações recebidas no mês passado.

LEIA TAMBÉM

Para quem paga o INSS pelo salário mínimo, deve-se considerar o novo piso nacional, que é de R$ 998. Autônomos que recolhem pelo Plano Simplificado, de 11% do piso, passarão a desembolsar R$ 109,78 por mês. A contribuição de donas de casa de baixa renda, com alíquota de 5% do salário mínimo, passa para R$ 49,90.

Segurados sem renda, como desempregados, por exemplo, também podem pagar o INSS como facultativos. Quem parou de contribuir com a Previdência por falta de dinheiro, por exemplo, deve ficar atento para não perder o direito à cobertura previdenciária.

O tempo que o segurado pode ficar sem pagar contribuições, mas mantendo o direito a auxílio-doença varia, e chega a três anos. As contribuições pagas em janeiro, referentes à competência de dezembro, ainda seguiam os valores do teto e o piso de 2018. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governo anuncia medidas de ajuste para economia de até R$ 60 bilhões Economistas esperam que fim da escala 6x1 aumente inflação em 0,3 ponto percentual em 2027, diz BC O que é o 11.11? Entenda a data e como funcionam os descontos Dinheiro esquecido no sistema financeiro ultrapassa R$ 6 bilhões