Folhapress
O São Paulo estreia contra um time argentino na Copa Libertadores da América. Em sorteio realizado nesta segunda-feira (17), em Luque (Paraguai), ficou determinado que o time tricolor vai encarar o Talleres na segunda fase preliminar. Se passar por essa etapa, ainda terá de ganhar de Independiente Medellín (COL) ou Palestino (CHI) para entrar na fase de grupos.
LEIA TAMBÉM
Se superar a etapa preliminar de mata-mata, o São Paulo será levado ao Grupo A e terá adversários nada fáceis. Essa chave é encabeçada pelo River Plate, atual campeão continental, e ainda tem a presença do Internacional. O Alianza Lima, do Peru, completa o grupo.
O Atlético-MG, também na segunda fase da pré-Libertadores, irá enfrentar o Danubio, do Uruguai. Antes de seguir à fase de grupos, ainda há a terceira fase da pré-competição. Nesse caso, o Atlético pode encarar um representante ainda não definido da Bolivia, Defensor (URU) ou Barcelona (EQU). Se avançar à fase de grupos, o Atlético-MG vai cair na chave E, encabeçada pelo Nacional (URU). Os outros times são Cerro Porteño (PAR) e Zamora (VEN).
O Palmeiras também deve ter adversários indigestos. A equipe alviverde é cabeça de chave do Grupo F e já tem dois rivais definidos: San Lorenzo (ARG) e Junior Barranquilla (COL). O outro vem da pré-Libertadores, podendo ser Melgar (PER), Universidad de Chile (CHI), Caracas (VEN), Nacional (PAR) e Delfín (EQU).
O Grupo B tem como representante brasileiro o Cruzeiro, que enfrentará Emelec (EQU), Huracan (ARG) e Deportivo Lara (VEN). O Flamengo, no Grupo D, encara Peñarol (URU), LDU (EQU) e um representante boliviano ainda indefinido. O Atlético-PR ficou no Grupo G, com Boca Juniors (ARG), Tolima (COL) e Jorge Wilstermann (BOL).
Fechando a definição de brasileiros, o Grêmio é outro time com uma chave complicada. No Grupo H, o campeão da Libertadores de 2017 encara o Rosário Central, a Universidad Católica e um adversário da pré-Libertadores, podendo ser até Nacional de Medellín (campeão da Libertadores de 2016) e Libertad (PAR).
A edição de 2019 da Libertadores terá final disputada em partida única, em Santiago, no Chile, no dia 23 de novembro. Além disso, a Conmebol deve implementar o VAR mais cedo, a partir das oitavas de final. Serão distribuídos R$ 600 milhões em premiações, com o campeão tendo direito a R$ 47 milhões, o dobro do ano passado.
Confira os duelos:
Pré-Libertadores:
1ª fase
E1 - Nacional-PAR x Delfim-EQU
E2 - Real Garcilaso-PER x Deportivo La Guaira-VEN
E3 - Defensor Sporting-URU x Bolívia 4
2ª fase
C1: Danubio-URU x Atlético-MG
C2: Melgar-PER x U. de Chile
C3: Bolívia 3 x Libertad-PAR
C4: Palestino-CHI x Independiente Medellín-COL
C5: Talleres-ARG x São Paulo
C6: E2 x Atlético Nacional-COL
C7: E1 x Caracas-VEN
C8: E3 x Barcelona-EQU
3ª fase
G1 - Vencedor C1 x vencedor C8
G2 - Vencedor C2 x vencedor C7
G3 - Vencedor C3 x vencedor C6
G4 - Vencedor C4 x vencedor C5
Fase de grupos:
Grupo A
River Plate-ARG
Internacional
Alianza Lima-PER
G4
Grupo B
Cruzeiro
Emelec-EQU
Huracan-ARG
Deportivo Lara-VEN
Grupo C
Olímpia-PAR
Sporting Cristal-PER
Godoy Cruz-ARG
Universidad Concepción-CHI
Grupo D
Peñarol-URU
Flamengo
LDU-EQU
Bolivia 2
Grupo E
Nacional-URU
Cerro Porteño-PAR
Zamora-VEM
G1
Grupo F
Palmeiras
San Lorenzo-ARG
Junior Barranquilla-COL
G2
Grupo G
Boca Juniors
Atlético-PR
Jorge Wilstermann-BOL
Tolima-COL
Grupo H
Grêmio
Universidad Católica-CHI
Rosario Central-ARG
G3
LEIA MAIS