Veja por que Dia dos Namorados tem outra data no Brasil

Publicado em 14/02/2022, às 15h29
Foto: Reprodução -

Folhapress

A segunda-feira (14) começou em clima de romance, pelo menos nos Estados Unidos e na Europa. Isso porque no dia 14 de fevereiro é celebrado o Valentine's Day, nome que eles dão ao Dia dos Namorados. No Brasil, no entanto, essa comemoração ficará apenas para o dia 12 de junho, oficialmente Dia dos Namorados desde 1948.

LEIA TAMBÉM

Muitos não sabem, mas quem inventou o Dia dos Namorados no Brasil foi João Doria (1919-2000), o pai do atual governador de São Paulo. E o motivo foi estritamente comercial. Segundo Victor Missiato, doutor em história e professor dessa disciplina no Colégio Presbiteriano Mackenzie de Brasília, o publicitário pensou na data como uma forma de alavancar as vendas de uma loja de departamentos paulistana chamada Clipper.

"Ele foi convocado, no final da década de 1940, a criar uma estratégia para a loja justamente no mês de junho quando a comercialização de produtos era desaquecida. Ele se baseou na força das festas juninas do Brasil e atrelou isso à proximidade do Dia de Santo Antônio [13 de junho], o santo casamenteiro", explica o professor.

A comemoração já começou a cair no gosto popular no ano seguinte. Primeiro, os estados do Sudeste aderiram e, depois, mais regiões brasileiras colocaram o 12 de junho em seus calendários anuais. "Já existia no começo da década de 1950 uma americanização no Brasil após a Segunda Guerra, então foi mais rápido", complementa o professor.

O nosso Dia dos Namorados, porém, é muito posterior ao Valentine's Day dos países anglo-saxões. No período medieval, com a consolidação do catolicismo, os cristãos eram perseguidos pelo Império Romano. O professor explica que no século 3 um padre romano de nome Valentim começou a enfrentar o Império e lutar pelos casamentos. Isso era a contramão do que queria o imperador Claudio 2º que dizia que os soldados não podiam se casar para não ficarem despreparados para as batalhas.

Valentim dizia que o casamento ressignificava a vida humana e era importante. Foi então que começou a organizar celebrações às escondidas. Porém, com a descoberta do imperador, Valentim foi sentenciado à morte. "Antigamente, havia esse costume de festas pagãs em relação ao romantismo, como na Roma Antiga onde se colocava o nome da pretendida em vasos. Com o avanço do cristianismo, muitas festas pagãs foram ressignificadas. E essa história de São Valentim foi usada e apropriada para a criação dessa festividade", finaliza o historiador.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Professor da Uneal conquista o 1º lugar no Prêmio Renildo José dos Santos Chega ao Brasil aplicativo onde prefeito de Nova York conheceu esposa Estudo aponta que um terço das mulheres evita fazer sexo por uma dessas 4 razões Comissão aprova acompanhante para pessoa autista ou com Down em exame de direção veicular