Veja quais atendimentos podem ser feitos nas UPA’s

Publicado em 24/09/2016, às 15h33

Redação

Inauguradas em 2016, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Roosevelt Falcão Cavalcanti, localizada no Benedito Bentes, e a José Alfredo Vasco Tenório, no Trapiche, já atenderam milhares de pessoas, chegando a exceder, em diversas ocasiões, a capacidade diária de 300 atendimentos.

LEIA TAMBÉM

Segundo a médica e diretora técnica das UPAs em Maceió, Sandra Gico, as unidades dão atenção aos casos de urgência e emergência. “Antes de tudo, é preciso lembrar que a UPA não é um hospital, mas sim uma unidade pré-hospitalar para atendimentos de risco”, destacou.

Para ela, a população precisa tomar conhecimento do que pode ser feito nas UPAS para que o atendimento de casos prioritários sejam prejudicados. Confira no quadro abaixo alguns dos casos em que é possível ser atendido numa UPA:

É ATENDIDO NA UPANÃO É ATENDIDO NA UPA
Clínica Médica

Pediatria

Ortopedia

Odontologia de Emergência


Retirada de cistos

Unhas encravadas

Curativos

E demais atendimentos paliativos destinados a atenção básica

Dentro deste contexto, o procedimento inicial é realizado a partir do momento em que o usuário chega à unidade. O tempo de atendimento de cada paciente corresponderá à gravidade do seu caso.

“Assim que o paciente chega à UPA, ele é atendido por uma técnica de enfermagem, que fica junto à recepcionista, para uma triagem e o registro do atendimento. Neste momento, é ideal que o usuário esteja com, pelo menos, um documento de identificação em mãos. Após este processo, ele recebe uma fita colorida, podendo ser vermelha, laranja, amarela, verde ou azul, a depender da gravidade de seu caso. Desta maneira, aqueles em situações mais graves receberam atendimento prioritário”, contou Sandra Gico.

Na necessidade de o paciente precisar ser internado, a transferência é feita para os hospitais de referência da unidade. Em casos de baixa complexidade, o encaminhamento é realizado por uma ambulância da própria unidade. Já em situações onde o usuário corre risco de morte, o serviço móvel da Samu é solicitado.

Conheça um pouco mais da UPA

Administradas por meio de uma parceria entre o Município de Maceió, Governo do Estado e Governo Federal, as UPAs do Trapiche e Benedito Bentes funcionam 24h e têm a capacidade para atender, cada uma, cerca de 300 pessoas por dia.

Elas fazem parte do componente pré-hospitalar fixo da rede de atenção às urgências e emergências e são equipadas com equipamentos novos e modernos. As UPA’s também possuem uma equipe adequada ao Tipo 3, com seis médicos compondo o quadro diurno e outros três no noturno.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vai viajar? Cardiologista alerta quem tem problemas cardíacos Cientistas identificam novo subgênero do coronavírus em morcegos brasileiros Ministério da Saúde confirma presença do vírus da Gripe K no Brasil Novo teste pode detectar o Alzheimer antes do aparecimento dos sintomas