Veja quais ativos usar na rotina de skincare diurna e noturna

Publicado em 24/04/2025, às 16h45
- Certos ativos beneficiam a pele em diferentes partes do dia (Imagem: New Africa | Shutterstock)

Redação EdiCase

A rotina de cuidados com a pele pela manhã e à noite não precisa, e nem deve, ser exatamente a mesma, pois certos ativos são mais eficazes em momentos específicos do dia. Durante o dia, por exemplo, a pele precisa de proteção contra agressões externas, como a radiação solar e a poluição. Já à noite, a pele entra em um processo natural de regeneração.

LEIA TAMBÉM

“A manhã é o momento de proteção e prevenção. E o cuidado noturno com a pele pode ser otimizado ao usar ativos que aproveitam o ciclo circadiano, pois à noite a pele entra em um processo de regeneração e reparo celular”, diz o dermatologista Otávio Macedo, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Produtos para usar à noite

Os ciclos circadianos são fatores intrínsecos que influenciam o funcionamento corporal e o envelhecimento — assunto discutido no último encontro da Associação da Academia Americana de Dermatologia (American Academy of Dermatology Association, AAD), que aconteceu recentemente em Orlando.

Alguns produtos para cuidados com a pele são especialmente recomendados para uso noturno porque seus benefícios podem ser potencializados pelo ciclo circadiano. Abaixo, Otávio Macedo recomenda alguns ativos para usar durante a noite:

“Esses ingredientes trabalham em sinergia com o ritmo natural da pele, que atinge seu pico de regeneração entre 2h e 3h da manhã”, diz o médico.

Durante o dia, a pele precisa de proteção contra agressões externas (Imagem: Prostock-studio | Shutterstock)

Produtos para usar pela manhã

Pela manhã, o foco dos cuidados é proteger a pele contra os danos causados por fatores externos, como raios UV e poluição. Otávio Macedo recomenda os seguintes ativos:

Por Clara Barcellos

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Horóscopo do dia: previsões para os 12 signos em 06/12/2025 Croquetes perfeitos: 6 receitas fáceis e crocantes para experimentar Calvície em homens e mulheres: entenda as diferenças e as causas Quanto alguém precisa comer para subir de categoria no UFC? Estudo revela