Venda casada, divergência de preços e mais: Procon autua supermercados em Maceió

Publicado em 24/10/2025, às 15h56
Procon Maceió autua supermercados por irregularidades - Secom Maceió

Secom Maceió

O Procon Maceió realizou, entre os dias 16 e 17 de outubro, uma série de fiscalizações em supermercados da capital alagoana, após o recebimento de denúncias de consumidores. As equipes do órgão constataram diversas irregularidades nas unidades vistoriadas, entre elas, a prática de venda casada de produtos, divergência de preços entre as gôndolas e o caixa, além da ausência de precificação e da falta de informação sobre o valor por unidade de medida. Os nomes dos estabelecimentos não foram divulgados. 

LEIA TAMBÉM

Durante as inspeções, os fiscais verificaram que alguns estabelecimentos condicionavam a compra de determinados produtos à aquisição de packs, o que configura venda casada, prática considerada abusiva e proibida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) em seu art. 39, I.

Também foram identificados produtos sem o devido preço exposto ou sem o valor correspondente por unidade de medida, como determina o artigo 6º, Inciso III, do CDC, que garante ao consumidor o direito à informação clara e precisa sobre os produtos e serviços oferecidos. Em outros casos, os preços informados nas prateleiras não coincidiam com os valores registrados nos caixas.

De acordo com a diretora-executiva do Procon Maceió, Cecília Wanderley, as fiscalizações são fundamentais para garantir a transparência nas relações de consumo e assegurar o cumprimento da legislação.

“O consumidor precisa ter acesso a informações claras sobre o que está comprando. O nosso papel é garantir que os direitos sejam respeitados e que o comércio atue de forma justa e responsável”, afirmou.

Os estabelecimentos autuados terão o prazo de 20 dias para apresentarem defesa administrativa e responderão a processos administrativos e poderão ser penalizados conforme prevê a legislação vigente.

O Procon Maceió reforça que os consumidores podem registrar denúncias em casos semelhantes por meio do WhatsApp (82) 98882-8326, e ainda pelo número 0800 082 4567.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF e MP/AL acompanham evolução das obras de mobilidade urbana previstas em acordo judicial com Braskem Instalação de passarela fecha trecho da Av. Durval de Góes Monteiro neste domingo (07) Paciente acamado em situação de risco é resgatado pelo Samu em Garça Torta Confira os horários dos shoppings e do Centro no feriado de Nossa Senhora da Conceição