Vendas de veículos recuam 3,63% em abril, aponta a Fenabrave

Publicado em 02/05/2017, às 22h46

Redação

Balanço divulgado nesta terça-feira (2) pela Fenabrave, entidade que abriga as concessionárias de veículos, mostra que o ritmo de vendas do setor melhorou no mês passado, mas, prejudicado por um calendário curto – com cinco dias a menos do que março -, o resultado consolidado do mercado automotivo voltou a ficar em terreno negativo.

LEIA TAMBÉM

No total, 156,9 mil veículos foram vendidos em abril, o que corresponde a uma queda de 17,02% na comparação com março – em conta que inclui carros de passeio, utilitários leves (como vans e picapes), caminhões e ônibus.

Em relação ao volume de igual período do ano passado, a queda foi menor, de 3,63%.

Os dois feriados do mês – Sexta-feira Santa e Tiradentes – foram, contudo, determinantes ao resultado negativo de abril, já que na média diária, que anula o efeito do calendário mais curto, as vendas subiram de 8,2 mil para 8,7 mil de um mês para outro – ou seja, praticamente 500 unidades a mais a cada dia útil.

Se considerados apenas os carros de passeio e utilitários leves, as concessionárias comercializaram 8,5 mil unidades a cada dia que abriram as portas no mês passado, 458 a mais do que março e a melhor média diária desde o início do ano.

Apesar disso, o mercado ainda mostra queda no acumulado de 2017.

De janeiro a abril, houve redução de 2,37% no total de veículos emplacados, que somou 628,9 mil unidades nos quatro primeiros meses do ano.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP Polícia Federal mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares Conteúdo pornográfico é exibido em TV de recepção de hospital