Vender e consumir água sem filtragem é nova moda do Vale do Silício

Publicado em 03/01/2018, às 21h16

Redação

Uma nova mania bizarra está ganhando força no Vale do Silício, nos Estados Unidos, graças a algumas empresas que resolveram investir no envasamento de água sem qualquer tipo de tratamento. Chamada de “água crua”, ela vem ganhando adeptos entre a agitada vida na região da Califórnia e tem alguns nomes conhecidos entre os seus defensores, como Doug Evans, criador do famigerado Juicero.

LEIA TAMBÉM

Além de curiosa, a nova mania é um tanto quanto cara, com cada litro de água sem qualquer tipo de tratamento contra bactérias sendo comercializada por até US$ 6,50 (algo em torno de R$ 21). Para Evans, o produto é altamente indicado pra tem “[cuidados] extremos sobre a saúde”, mas um especialista discorda.

Segundo o advogado especializado em segurança alimentar Bill Marler, “quase tudo o que pode fazer você ficar doente pode ser encontrado na água”. A partir do momento em que a água é retirada de fontes naturais e não recebe nenhum tratamento antes de ser consumida, esse risco está presente e, pior neste caso, sendo comercializado como um diferencial.

De acordo com descrição no site FineWaters, a "água crua" Tourmaline Spring  "é uma água de nascente de Summit Spring, em Harrison, no Maine, que dispensa todo os requerimentos de processo porque atente todas as diretrizes estaduais e federais para águas consumidas diretamente do solo."

Contudo, as coisas podem não ser tão simples assim graças a doenças como giardíase, cólera e hepatite A, algumas das que podem ser contraídas graças ao consumo de água não tratada. “Doenças que mataram nossos bisavós e estavam completamente esquecidas”, alerta Marler. “Isso é legal até que uma garota de 10 anos de idade morra de cólera em Montecito, Califórnia”, prossegue o especialista.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Cheiro forte de pum pode evitar avanço do Alzheimer, aponta novo estudo Quer criar reencontro com mortos? Saiba como funciona o app O que é Maria Louca, a bebida clandestina que ganhou destaque em 'Tremembé' Testes de brasileiros superdotados serão realizados em Alagoas e outros 13 estados