Venezuela declara ex-presidente do México "persona non grata"

Publicado em 17/07/2017, às 17h22

Redação

O governo da Venezuela declarou o ex-presidente do México Vicente Fox como "persona non grata" após o mexicano participar do plebiscito informal organizado pela oposição sobre a Assembleia Constituinte proposta por Nicolàs Maduro neste domingo (16).

LEIA TAMBÉM

A declaração foi feita pelo ministro das Relações Exteriores, Samuel Moncada, à rede de televisão governamental VTV."Como chanceler da Venezuela anuncio o senhor Vicente Fox como persona non grata. O sr. Fox abusou da hospitalidade do povo venezuelano ofendendo nossa gentileza", disse.

Segundo Moncada, o ex-líder mexicano visitou a Venezuela para "promover a violência e a intervenção das potências estrangeiras".

Em sua conta no Twitter, o chanceler afirmou que "Fox quis provocar as autoridades para armar um circo midiático que servirá para os interesses daqueles que o contrataram". Ele ainda ressaltou que para o bem da Venezuela, Fox não poderá regressar "nunca mais" ao país.

Fox fazia parte de um comitê internacional de observação ao plebiscito composto pelos ex-presidentes Andrés Pastrana (Colômbia); Jorge Quiroga (Bolívia); Laura Chinchilla e Miguel Angel Rodríguez (Costa Rica).

Moncada ainda chamou os políticos de "mercenários", que se vendem a quem paga mais, para ir a lugares distintos e dizer o que lhes pedem".

A eleição informal reuniu mais de sete milhões de pessoas que votaram contra o governo de Maduro e sua iniciativa para reescrever a Carta Magna e dissolver as instituições do Estado.

A votação oficial acontecerá no próximo dia 30 de julho. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja