Vice dos EUA abandona jogo da NFL por protesto de jogadores

Publicado em 08/10/2017, às 23h13

Redação

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, abandonou um jogo de futebol americano da NFL neste domingo em seu Estado natal de Indiana depois que alguns jogadores ajoelharam durante a execução do hino norte-americano, repetindo um protesto iniciado no ano passado sobre a violência policial contra minorias raciais.

LEIA TAMBÉM

“Deixei o jogo de hoje do Colts porque o presidente Trump e eu não iremos dignificar nenhum evento que desrespeite nossos soldados, nossa Bandeira e nossa Hino Nacional”, disse Pence em comunicado divulgado pela Casa Branca.

O presidente dos EUA, Donald Trump, tem criticado duramente jogadores de futebol americano pelo protesto durante o hino, e pressionou a NFL a suspendê-los.

O direito a participar de um protesto desse estilo, no entanto, é protegido pela Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos.

Críticos ao protesto dos jogadores durante a execução do hino nacional que antecede os jogos, incluindo Trump, se opõem a qualquer protesto, independentemente de seu mérito, durante cerimônia voltada a homenagear a bandeira dos EUA e os veteranos de guerra do país.

Pence, que tem demonstrado sua lealdade a Trump, disse em seu comunicado que é importante defender a bandeira e os símbolos que unem o país.

“Ao mesmo tempo em que todo mundo tem direito a suas próprias opiniões, não acho que seja demais pedir aos jogadores da NFL que respeitem a Bandeira e nosso Hino Nacional”, disse Pence.

“Eu apoio o presidente Trump, eu apoio nossos soldados, e eu sempre irei apoiar nossa Bandeira e nosso Hino Nacional”.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Suprema Corte dos EUA derruba tarifas de Trump Após insinuação de Obama, Trump afirma que vai liberar documentos sobre ETs Influenciadora perde 140 mil seguidores após falha em filtro revelar sua aparência verdadeira; veja O fóssil 'sorridente' encontrado por turista em ilha com 150 habitantes