Vida Nova nas Grotas contará com parques-bibliotecas e creches

Publicado em 07/12/2017, às 11h21

Redação

O Programa Vida Nova nas Grotas, executado pelo Governo do Estado, vai contemplar a construção de parques-bibliotecas e de creches nas comunidades atendidas na capital alagoana. A informação é do governador Renan Filho, que se encontra em uma missão técnica na Colômbia para a troca de experiências com o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), implementado pela Agência de Cooperação e Investimento de Medellín e da Área Metropolitana (ACI).

LEIA TAMBÉM

“Dois equipamentos são muito importantes para eles aqui: os parques-bibliotecas, que estimulam a leitura, e a construção de creches. Nós vamos inserir esses dois projetos no Vida Nova nas Grotas, o que vai, sem dúvidas, garantir espaços para as crianças conviverem, estimular a leitura e, também, o protagonismo feminino, que é algo muito importante para a nossa sociedade”, disse o governador.

Além de Renan Filho, participam da missão técnica a coordenadora do Comitê Estratégico da Primeira Infância de Alagoas, primeira-dama Renata Calheiros; os secretários de Estado da Fazenda, George Santoro, e de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral; a secretária especial do Tesouro Estadual, Renata dos Santos, além de técnicos das duas pastas.

O convite foi feito pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), parceiro do Governo de Alagoas na execução do Vida Nova nas Grotas.

A comitiva alagoana se reuniu no escritório da ACI, no Centro de Convenções Plaza Mayor Medellín. A ACI é um dos principais atores do processo de internacionalização de Medellín e Antioquia. A Agência implementa diversas ações voltadas ao desenvolvimento do território, responsável pela execução do ONU-Habitat na Colômbia.

Renan Filho contou que a recepção em Medellín foi a melhor possível. Ele observou que, geograficamente, a cidade colombiana tem muitas similaridades com Maceió, o que aproxima as duas realidades urbanas.

“Está sendo muito rica a experiência de conhecer os métodos utilizados aqui para melhorar a mobilidade urbana, garantir mais convívio, para o cidadão se apropriar dos espaços públicos. Tem sido muito enriquecedor. Trouxemos arquitetos e estamos compilando, visualizando as melhores experiências, para aproveitar algumas iniciativas”, revelou Renan Filho, que, com a experiência adquirida em Medellín, pretende potencializar as ações do Vida Nova nas Grotas em Maceió.

Renan Filho e os secretários apresentaram os detalhes do programa durante a missão técnica na Colômbia.

“Eles ficaram muito impressionados com a qualidade e a amplitude das obras, que já chegam a mais de 30 grotas na capital e vai chegar a todas. Espero que isso ocorra até o final do ano que vem. Gostaram do colorido, das pontes, das escadarias. Nós apresentamos, também, a ampliação do programa, que, agora, vai chegar também com ações de saúde e de fomento ao empreendedorismo, por meio da oferta de crédito”.

Segundo dia

A missão técnica segue nesta quinta-feira (7). No bairro Las Independencias da Comuna 13, a comitiva alagoana conhecerá as escadas rolantes elétricas. Estes foram os primeiros equipamentos públicos e gratuitos desta natureza instalados na Colômbia. As escadas rolantes substituem 350 lances de escadarias e beneficiam diretamente 12 mil cidadãos em Medellín.

Os equipamentos não apenas facilitam a mobilidade urbana – permitindo a acessibilidade em bairros com alta declividade – como também abrem espaços dentro dos territórios para moradores de outras regiões e turistas.

O projeto de construção das escadas rolantes elétricas contribuiu, ainda, para a expulsão de grupos criminosos dos territórios. Dentre outras iniciativas exitosas, a comitiva alagoana conhecerá, o teleférico, o metrô de Medellín e as Unidades de Vida Articulada (UVAs), que proporcionam transformações urbanas nos bairros, por meio de práticas esportivas, recreativas e culturais, com a participação comunitária.

“No primeiro dia, nós focamos, principalmente, nos projetos mais bem-sucedidos em Medellín. Pudemos observar a mudança social que a cidade experimentou nos últimos 30 anos. Com investimentos federais e até internacionais, a cidade começou a se erguer. Hoje, Medellín tem um PIB per capita maior do que a cidade do Rio de Janeiro e é uma grande demonstração de que quando os investimentos são feitos com correção, verdadeiramente mudam a vida das pessoas”, finalizou Renan Filho.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer