Vídeo: baleia dá saltos no mar da Praia do Francês e encanta público na faixa de areia

Publicado em 30/08/2024, às 11h45
Reprodução/Video -

João Victor Souza

Luz, câmera e ação. Tudo poderia ter sido planejado, com dia e hora previamente agendados, mas a natureza tem a sua beleza também por ser surpreendente. E quem estava no local e horário certos, pôde se encantar com saltos de uma baleia-jubarte que "bailou" em alto-mar na Praia do Francês, em Marechal Deodoro, nessa quinta-feira (29).

LEIA TAMBÉM

Um grupo com banhistas nativos, turistas, funcionários de estabelecimentos e surfistas, flagrou a presença do animal no mar. Em vídeo registrado por uma das pessoas, é possível ver o momento em que a baleia se aproxima da costa alagoana e dá saltos. Veja o vídeo a seguir:

O animal seria adulto e estaria no período reprodutivo (de julho a novembro), quando as baleias costumam aparecer com mais frequência no Litoral para darem à luz e amamentarem os filhotes.

Expedição em Alagoas

O diretor-presidente do Instituto Biota de Conservação, Bruno Stephanis, destacou ao TNH1 que a equipe do Projeto Baleia Jubarte visitou Alagoas nesta semana e que novas aparições dos mamíferos puderam ser apreciadas no estado.

"Eles estavam fazendo expedição, ficaram três dias e o Biota acompanhou. Nós conseguimos ir em um dia e avistamos sete baleias na costa alagoana, em Maceió. O pessoal do projeto vai voltar no próximo mês", disse.  

Veja imagens:

(Cortesia ao TNH1)
(Cortesia ao TNH1)
(Cortesia ao TNH1)
(Cortesia ao TNH1)

O Projeto Baleia Jubarte esteve em Alagoas para observar o comportamento das baleias neste período, assim como fazer um "censo" dos mamíferos. Além do estado, o grupo vai visitar outros locais do Nordeste e deve retornar para Maceió em setembro.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF tenta suspender extração irregular de areia na Praia do Francês MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática