Vídeo: biólogo explica aparecimento de insetos após chuva em Maceió

Publicado em 28/05/2020, às 08h57
Reprodução/TV Pajuçara -

TNH1 com TV Pajuçara

Muitos maceioenses foram surpreendidos na última terça-feira, 26, com o aparecimento de insetos voadores dentro de residências de alguns bairros após a chuva que caiu na capital. O programa Cidade Alerta Alagoas, da TV Pajuçara, entrevistou o biólogo Carlos Fernando para saber o motivo da "invasão". Assista abaixo:

LEIA TAMBÉM

Segundo o biólogo, os insetos eram formigas da espécie formiga-alada, que deixaram as colônias para reproduzir. Ele explicou também que em época de chuva é comum que machos e fêmeas desenvolvam asas, sendo que as fêmeas se transformam em formiga-rainha preparadas para acasalar e criar uma nova colônia.

"Eles [insetos] saem em quantidade absurda de macho para pouca fêmea [...] A fêmea faz um estoque de sêmen e aí ela cai ao chão, arranca as próprias asas com a mandíbula e cava o solo. Ela nunca mais vai precisar reproduzir porque já tem o estoque de gametas, e pode procriar durante toda sua vida. A função dela é fazer uma nova colônia [em formigueiro] e procriar todos os dias durante os próximos três, quatro meses", disse.

Ainda de acordo com Carlos Fernando, a "noite de núpcias" das formigas acontece em dias favoráveis a elas e não há previsão de quando a infestação deve acontecer novamente. "Todo inseto é atraído pela luz. Com a abundância que eles saíram para fazer o acasalamento, com as luzes das cidades, eles acabam entrando nas casas, e quando entram, não conseguem mais sair. Então eles ficam no chão, nas paredes, onde tive luz, eles vão se concentrar", destacou o biólogo.

"Pode ser que aconteça de novo, pois as formigas, machos e fêmeas, que ficaram nas colônias, ainda vão desenvolver suas asas para sair e acasalar, só que não num volume tão grande como esse", finalizou.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF tenta suspender extração irregular de areia na Praia do Francês MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática