Vídeo: ciência aposta em nanorrobôs para levar espermatozoides ao alvo

Publicado em 16/01/2016, às 20h27

Redação

A equipe do professor Oliver Schmidt, de Dresden, na Alemanha, está desenvolvendo um método que pode ser um dos mais eficazes tratamentos contra a infertilidade masculina.

LEIA TAMBÉM

A técnica envolve usar nanorrobôs em forma de espiral chamados de Spermbots que "se acoplam" em espermatozoides e levam eles ao destino correto na fecundação — ou seja, o óvulo. Acontece que um dos casos mais comuns de infertilidade é justamente a baixa mobilidade dos espermatozoides e a equipe alega que essa "ajudinha" não seria prejudicial para a formação de um feto saudável.

A pequena espiral metálica é controlada por um campo magnético rotativo e sai sozinha do espermatozoide no momento da fecundação bem sucedida. A ideia é que o procedimento seja mais barato e tenha uma taxa de sucesso maior que a inseminação artificial.

Por enquanto, a pesquisa só foi publicada em forma de artigo no periódico Nano Letters. Ao menos no laboratório e ainda sem utilizar corpos humanos (e sim um ambiente controlado em uma placa de Petri), os testes foram um sucesso. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

WhatsApp prepara atualização com novo recurso de segurança para menores no Brasil Um quinto dos posts em rede social só de robôs é hostil a seres humanos, diz estudo Novas regras do Pix entram em vigor hoje; veja o que muda WhatsApp confirma versão paga e anuncia recursos exclusivos; veja novidades