VÍDEO: conheça Pedro, menino com câncer que viralizou em última sessão de quimioterapia em Maceió

Publicado em 04/08/2025, às 10h30
- Reprodução/TV Pajuçara

João Victor Souza

Um ano e três meses. Este foi o período em que o pequeno Pedro Rafael, de 8 anos, enfrentou um câncer de testículo, do dianóstico até o último dia de tratamento. O menino passou por 36 sessões de quimioterapia e 20 de radioterapia em busca da cura e teve a família como alicerce para todos os momentos difíceis.

LEIA TAMBÉM

A história da criança veio à tona na última semana, após um vídeo viralizar nas redes sociais. A TV Pajuçara esteve com a família do garoto e acompanhou de perto como ela reagiu à repercussão das imagens, que mostram a ida de Pedro para o último dia de procedimento em hospital.

Assista à reportagem na íntegra:

O vídeo que ganhou as redes sociais

Desde o dia 30 de junho, o vídeo gravado na Avenida Fernandes Lima é compartilhado na internet. A filmagem mostra o carro que conduzia o menino com balões azuis, com uma foto dele colada na parte traseira e com a mensagem escrita no vidro: "Minha última quimioterapia. Buzine.". Veja a seguir:

A ideia da família dele fez outras pessoas se emocionarem com a luta de Pedro contra a doença. O bombeiro militar Rodolfo Marcelo foi uma delas. Ele não só atendeu ao pedido para buzinar, como também transmitiu uma mensagem para a criança.

"Me senti no lugar da mãe. Só me deu vontade de gritar para o Pedro para dizer que ele era uma bênção de Deus, que ele era vitorioso, e que por mais difícil que seja a jornada, ela estava chegando ao fim e ele seria curado", afirmou em entrevista ao repórter Alan Garcia.

"Depois do que aconteceu, eu segui chorando até o quartel. Diariamente temos motivos para agradecer e acabamos reclamando de pequenas coisas que não significam nada", acrescentou o militar.

Força essencial da família

A mãe do menino, Elaine Vieira, disse que comemorou cada passo do tratamento como uma vitória. Ela destacou que o tumor maligno foi descoberto em abril do ano passado e desde então buscou ser forte para ajudar o filho.

"Em julho de 2024 iniciamos o processo de quimioterapia. Foi um protocolo de 47 semanas que fizemos dentro de um ano, pois ainda teve período que o Pedro teve baixa de defesa, com a questão da imunidade e precisou ficar internado. Tudo isso fez o período ficar maior. Foram 36 quimioterapias e 20 radioterapias", afirmou a mulher que trabalha como pedagoga.

"Eu chorava muito, porque no início você acha que o mundo acabou e você foi lá para o fundo. Quando eu começava a chorar, ele também chorava. Naquele momento eu percebi que eu teria que ser forte", continuou ao destacar que o tumor já foi retirado para aumentar a chance de cura.

Pequeno youtuber

Pedro é um menino ligado em tecnologia, e agora quer fazer vídeos para o seu canal de Youtube. Tímido durante toda a entrevista, o garoto começou a interagir mais quando o assunto que mais gosta surgiu no bate-papo na sala da casa dele: o universo dos games. 

O pequeno gigante quer compartilhar as experiências nos jogos e atingir o público na internet. Além disso, ele revelou o sonho de ser uma pessoa conhecida na internet. Famoso ou não, Pedro já alcançou a vitória no coração de todos os maceioenses.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Confira funcionamento dos serviços municipais de saúde no feriado prolongado Crianças trancadas dentro de veículo foram abandonadas em beco deserto, diz DMTT Prefeitura e Câmara de Maceió decretam ponto facultativo para esta sexta (05) Confira a programação especial de ônibus para feriado e domingos de dezembro