Redação
A mídia mexicana divulgou imagens da operação que recapturou o narcotraficante "El Chapo", chamada de "Cisne Negro". Ela foi gravada em vídeo através de câmaras GoPro instaladas nos capacetes dos militares envolvidos.
LEIA TAMBÉM
Considerado o barão das drogas no México, Joaquín Guzmán, chefe do Cartel de Sinaloa, foi preso na madrugada da última sexta-feira, seis meses após fugir da prisão.
No vídeo de 15 minutos, obtido junto ao governo mexicano, fuzileiros navais invadem a casa onde "El Chapo" se escondia na cidade de Los Mochis, no noroeste do país.
O cerco foi seguido de tiroteios e caos, cinco suspeitos foram mortos e outros seis foram presos. Um militar mexicano se feriu. Manchas de sangue cobriam diversas áreas da propriedade.
Os militares encontraram no lugar vários objetos, incluindo um DVD da série “ARainha do Sul” sobre traficantes de drogas, estrelado pela atriz Kate del Castillo, que junto com Sean Penn se reuniu com o traficante para entrevistas.
Durante o tiroteio, "El Chapo" conseguiu fugir junto com seu chefe de segurança, Ivan Orso Gastélum Cruz, através de um túnel construído no banheiro de um dos quartos e que dava no sistema de drenagem da cidade.
Mas os militares mexicanos cercaram os bueiros do sistema pluvial na região, obrigando "El Chapo" a retornar para a superfície. Ao sair, eles roubaram um carro, mas o motorista avisou a polícia, o que culminou na prisão do traficante.
LEIA MAIS