Vídeo: durante discurso, atriz diz ter sido estuprada por Harvey Weinstein em Cannes

Publicado em 20/05/2018, às 13h33

Redação

A atriz Asia Argento não concorria a prêmios no Festival de Cannes, mas foi responsável pelo momento mais marcante da cerimônia de encerramento, realizada neste sábado (19). No palco para entregar o troféu de melhor atriz, ela relembrou como o evento serviu de palco para casos de assédio e abuso sexual cometidos pelo produtor Harvey Weinstein.

LEIA TAMBÉM

“Em 1997, fui estuprada por Harvey Weinstein em Cannes. Eu tinha 21 anos. Este festival era seu lugar de caça”, afirmou a atriz. “Sentados entre vocês, há aqueles que ainda precisam responder pela forma como se conduzem com as mulheres. Vocês sabem quem são. E o que é mais importante: nós sabemos quem vocês são.”

Argento já havia acusado Weinstein de estupro em reportagem da revista New Yorker, uma das primeiras a publicar denúncias contra o produtor no ano passado. Outras mulheres denunciaram casos de assédio e abuso ocorridos em Cannes, evento que ele frequentava e no qual costumava oferecer grandes festas.

Veja o vídeo com a fala de Argento e leia a tradução para o português:

Discours très fort et très applaudi de l'actrice d'Asia Argento en ce début de Cérémonie de Clôture avant l'annonce du prix d'interprétation féminine.

🎬 Vivez le 71ème #FestivalDeCannes sur myCANAL > https://t.co/i22ZzfViGr #Cannes2018 pic.twitter.com/P1n9GcjCtO

— CANAL+ (@canalplus) 19 de maio de 2018

“Em 1997, fui estuprada por Harvey Weinstein em Cannes. Eu tinha 21 anos. Este festival era seu lugar de caça. Quero fazer uma previsão: Harvey Weinstein jamais será bem-vindo aqui. Ele viverá em desgraça, rejeitado por uma comunidade cinematográfica que uma vez o abraçou e acobertou seus crimes.

E até mesmo nesta noite, sentados entre vocês, há aqueles que ainda precisam responder pela forma como se conduzem com as mulheres, por comportamento que não pertence a esta indústria, não pertence a nenhuma indústria ou ambiente de trabalho. Vocês sabem quem são. E o que é mais importante: nós sabemos quem vocês são. E não vamos mais permitir que vocês escapem.”

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto