Vídeo: erupção de vulcão lança nuvem de cinzas gigantesca no céu da Indonésia

Publicado em 11/08/2020, às 07h30
Anto Sembiring/AFP -

Folha de São Paulo

O vulcão Sinabung, na Indonésia, entrou em erupção nesta segunda-feira (10), lançando uma nuvem de cinzas de 5 km de altura que escureceu o céu durante a manhã na ilha de Sumatra.

LEIA TAMBÉM

Imagens registradas por moradores mostram a espessa nuvem de cinzas se elevando do topo do vulcão, localizado a 2.460 metros de altitude. "O som era como o de um trovão e durou menos de 30 segundos", disse Fachrur Rozi Pasi, morador da parte norte da ilha, à agência de notícias Reuters.

BREAKING - The large volcanic mount Sinabung has erupted in north #Sumatra, #Indonesia.

Massive plumes of ash and smoke are rising from the #volcano into the sky. pic.twitter.com/pEWqsIIJbI

— SV News ???? (@SVNewsAlerts) August 10, 2020

Nenhuma morte foi registrada, e uma porta-voz da Autoridade de Aviação Civil da Indonésia afirmou que os voos seguem operando na região. É a segunda vez que o Sinabung entra em atividade em três dias. No sábado (8), autoridades alertaram residentes e turistas sobre a possibilidade de fluxos de lava.

Moradores também foram orientados pela agência de vulcanologia do país a manterem uma distância de um raio de 3 km do Sinabung e a usarem máscaras para minimizar os efeitos das cinzas que caem do céu.

O vulcão se manteve inativo por séculos. Desde 2010, porém, uma série de erupções vem ocorrendo. Em 2014, uma delas deixou 16 mortos. Em 2016, sete pessoas morreram. A última havia sido em junho de 2019.

A Indonésia é um dos países com maior atividade vulcânica no mundo, com cerca de 130 vulcões ativos no chamado "Círculo de Fogo", cinturão vulcânico em torno das margens do Oceano Pacífico.

A erupção vulcânica mais mortal no país nos últimos anos foi a do Monte Merapi, perto da cidade densamente povoada de Yogyakarta, no centro de Java.

O vulcão entrou em erupção no fim de 2010, matando mais de 350 pessoas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vocalista de banda de rock desmaia após levar choque do microfone Viciado em videogame deixa montanhas de lixo e papel higiênico em quarto de hotel Campeão de fisiculturismo morre aos 30 anos após suspeita de problema cardíaco Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros