Pedro Acioli*
Um filhote de baleia-jubarte foi encontrado encalhado e morto na manhã desta sexta-feira (22), na Praia do Pontal do Peba, no município de Piaçabuçu, na região do Baixo São Francisco. É o segundo caso da espécie encalhada em Alagoas com mordidas neste mês.
LEIA TAMBÉM
De acordo com o chefe da Área de Proteção Ambiental de Piaçabuçu, Mário Macedo, o mamífero tem 4,10m de comprimento e seria um macho-juvenil. Possivelmente, a baleia foi morta em alto mar e trazida pela maré.
Ainda segundo Mário, o filhote foi encontrado com mordidas de tubarão, que provavelmente aproveitaram do animal já morto para se alimentar. Em imagens enviadas ao TNH1, é possível ver as feridas. Veja o vídeo:
Agentes do Instituto Biota foram acionados para colher uma parte do animal a fim de descobrir a causa da morte. O material será encaminhado para Maceió.
Primeira baleia encontrada
Há 10 dias, uma baleia-jubarte também foi encontrada morta com marcas de mordida de tubarão na Praia do Pontal do Peba, em Piaçabuçu. Durante a avaliação veterinária, foram observados desprendimento de pele e marcas de mordida de tubarão.
No Brasil, entre os meses de julho e novembro, é comum a presença de baleias-jubarte na costa, período em que a espécie se desloca para regiões mais quentes para acasalar e ter seus filhotes.
*Estagiário sob supervisão
LEIA MAIS