Vídeo: IMA flagra barco e pescador em área de preservação no mar de Ponta Verde

Publicado em 15/11/2016, às 16h17

Redação

Uma fiscalização do Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Alagoas flagrou irregularidade na exploração de piscinas naturais no mar de Pajuçara/Ponta Verde, em Maceió. Uma embarcação foi flagrada em área proibida onde um homem pescava com o auxílio de um arpão.

LEIA TAMBÉM

De acordo com o coordenador do Gerenciamento Costeiro do IMA, Ricardo Cesar, a fiscalização busca monitorar, com a ajuda de biólogos, a evolução do meio ambiente e a inibição de pesca ilegal nessas regiões.

Juliano Fisher, biólogo do IMA, afirmou que as espécies encontradas nessa fiscalização podem ser de peixes já ameaçados de extinção. “Nós encontramos até espécies um pouco mais raras, como tartarugas, o [peixe] Mero, que é ameaçado de extinção ou o chamado Grama, e orientamos a colônia dos pescadores nesse sentido”, explicou.

Fisher explicou ainda no caso de flagrante o infrator pode até ser preso e ter o material apreendido. “Esse tipo de crime não é afiançável, portanto o infrator pode ser encaminhado para delegacia para responder processo”, alertou.

A equipe de fiscalização flagrou ainda uma boia, equipamento usado para sinalizar a área, destruída. De acordo com o biólogo o equipamento teve o poste serrado e as garrafas pet, usadas como boia nesse tipo de sinalização, perfuradas com faca.

“É triste porque a gente tenta manter uma área, até para benefício do pescador, que tem uma área para o peixe se reproduzir, mas a gente tem perdido essa briga por ter dificuldade de estar aqui todos os dias. A gente espera apoio da população”, lamentou.

A fiscalização também identificou que as poitas, uma espécie de pesos usados para atracação das jangadas, na piscina natural da Pajuçara estavam com as cordas gastas e precisando ser trocadas.

“Vamos ter que recolocar todas as boias na piscina do amor, onde flagramos o barco e pescador. Já na piscina na Pajuçara não houve irregularidade, apenas as poitas que iremos trocar as amarrações”, concluiu Ricardo Cesar.

Os repórteres Cleviton Carvalho e Alberto Lima, do programa Fique Alerta da TV Pajuçara, acompanharam a fiscalização; veja o vídeo:

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF tenta suspender extração irregular de areia na Praia do Francês MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática