Vídeo: Lagoa Manguaba amanhece forrada de peixes mortos no Litoral Sul de AL

Publicado em 16/06/2019, às 17h01
Peixes amanheceram boiando em lagoa | Reprodução -

Dayane Laet

Quem vive às margens da Lagoa Manguaba, entre os povoados de Broma e Massagueira se assustou neste domingo (16), depois que o lago amanheceu repleto de peixes mortos. Este é o segundo registro deste tipo de fenômeno só em 2019.

LEIA TAMBÉM

Um vídeo feito por dos integrantes do Batalhão Ambiental, mostra peixes boiando já sem vida e outros agonizando, buscando oxigênio na superfície. Veja:

Moradores do Broma estavam recolhendo os peixes para consumir, desconsiderando o risco de ingerir a carne que pode ter sido contaminada.

De acordo com o coordenador de gerenciamento costeiro do Instituto do Meio Ambiente (IMA) em Alagoas, Ricardo César de Barros Oliveira, o ideal seria evitar a ingestão dos peixes antes da emissão de um laudo técnico. “Já solicitados que o laboratório encaminhe uma equipe técnica para recolher vestígios e realizar a coleta para sabermos o que causou a mortandade dos peixes”, explicou, durante entrevista ao TNH1.

Ainda de acordo com o coordenador do IMA, as chuvas intensas em Pernambuco e Alagoas dos últmos dias atingem as cabeceiras dos rios Paraíba e Mundaú. “Essa água chega em grande volume e mais rápido que o normal, revolvendo a matéria orgânica no fundo dos mananciais e provocando uma queda no oxigênio e a liberação de gás sulfrídico”, disse ainda Ricardo César.

O laudo deve sair nos próximos dias. “Até o resultado, o ideal seria não ingerir os animais mortos da lagoa”, reiterou Ricardo.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas