VÍDEO: pinguim encalha morto na praia de Riacho Doce, em Maceió

Publicado em 31/07/2025, às 14h17
Pinguim encalha morto na praia de Riacho Doce, em Maceió - Reprodução / Biota

Paulo Victor Malta

Um pinguim encalhou morto, na manhã desta quarta-feira, 31, na praia de Riacho Doce, no Litoral Norte de Maceió. É o segundo animal que encalha no litoral alagoano em menos de uma semana. No último sábado, 26, um outra ave foi resgatada com vida pelo Instituto Biota de Conservação na praia do Gunga, em Roteiro, no Litoral Sul.

LEIA TAMBÉM


O animal encontrado hoje também era um pinguim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus). "Ele ja encalhou morto, mas bem fresco, indicando que morreu há pouco tempo", informou Bruno Stefanis, presidente do Biota.

A ave marinha foi encaminhada Centro de Reabilitação de Animais Marinhos do Biota, onde passará por necropsia.

Veja orientações do Biota:

🔎 Essas aves migram para águas brasileiras no inverno, sendo muito comuns nas regiões sul e sudeste, e podendo algumas vezes chegar até as praias do nordeste. Durante a migração, alguns podem se perder do bando e acabar encalhando debilitados, desnutridos e hipotérmicos.

🧐 É importante lembrar que ainda estamos em estado de emergência devido a Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, uma doença viral contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas e o registro dos casos é muito importante!

✨ Pedimos que ao encontrar uma ave-marinha NÃO TOQUE OU RECOLHA O ANIMAL. 📲 Entre em contato com nossa equipe e envie fotos e informações de localização para o número (82) 99115.2944 que faremos o registro e o direcionamento para os órgãos competentes.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática Maceió tem 11 trechos de praia impróprios para banho, aponta relatório do IMA