UOL
Um ataque aéreo matou ao menos dez pessoas após atingindo um prédio do governo em Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia. A ação do Exército russo foi registrada em imagens, e marcam o sexto dia da invasão da Rússia. O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky disse que o ataque à cidade mostra que a Rússia está praticando "terrorismo".
LEIA TAMBÉM
A 100 quilômetros de Kharkiv, ao menos 70 soldados ucranianos foram mortos após o ataque a uma base militar em Okhtyrka. Enquanto isso, a capital do país, Kiev, continua sob tensão e é vista por Zelensky como principal foco da Rússia. Um comboio russo foi identificado nas proximidades da cidade. Sirenes têm sido acionadas constantemente para alertar a população, pedindo para que elas se dirijam para abrigos de defesa.
Mais de 660 mil pessoas já deixaram a Ucrânia em razão do conflito na região, segundo o Acnur (Alto Comissariado da Organizações das Nações Unidas para os Refugiados).
Veja vídeo:
Ataque em Kharkiv - O exército russo bombardeou o centro de Kharkiv, perto da fronteira com a Rússia, anunciou hoje o governador da região, Oleg Sinegubov.
Kharkiv é uma cidade de 1,4 milhão de habitantes, com uma grande população de língua russa. A cidade está sob cerco intenso desde que o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou a invasão contra a Ucrânia na quinta-feira passada.
O prédio do governo atingido fica localizado na principal praça de Kharkiv, no centro da cidade. Segundo a agência Interfax, foguetes também atingiram parte de uma área residencial. Informações iniciais apontam que ao menos 10 pessoas morreram e outras 20 ficaram feridas.
"Esta manhã, a praça central de nossa cidade e a sede do governo local de Kharkiv foram atacadas de forma criminosa", afirmou Sinegubov no Telegram.
"O ocupante russo continua usando armas pesadas contra a população civil", disse Sinegubov, que publicou imagens da enorme explosão. O teto de teatro de ópera próximo ao local ficou destruído pelas chamas.
O presidente Zelensky, por sua vez, declarou que "não havia nenhum alvo militar na praça, assim como naquelas áreas residenciais de Kharkiv". "Um míssil na praça central é terror puro. Ninguém vai perdoar. Ninguém vai esquecer. Um ataque a Kharkiv é um crime de guerra. Este é um terrorismo de estado russo."
LEIA MAIS