Vídeo: Ucrânia diz que ataque russo em Kharkiv deixou ao menos 10 mortos

Publicado em 01/03/2022, às 08h44
Reprodução/Twitter -

UOL

Um ataque aéreo matou ao menos dez pessoas após atingindo um prédio do governo em Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia. A ação do Exército russo foi registrada em imagens, e marcam o sexto dia da invasão da Rússia. O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky disse que o ataque à cidade mostra que a Rússia está praticando "terrorismo".

LEIA TAMBÉM

A 100 quilômetros de Kharkiv, ao menos 70 soldados ucranianos foram mortos após o ataque a uma base militar em Okhtyrka. Enquanto isso, a capital do país, Kiev, continua sob tensão e é vista por Zelensky como principal foco da Rússia. Um comboio russo foi identificado nas proximidades da cidade. Sirenes têm sido acionadas constantemente para alertar a população, pedindo para que elas se dirijam para abrigos de defesa.

Mais de 660 mil pessoas já deixaram a Ucrânia em razão do conflito na região, segundo o Acnur (Alto Comissariado da Organizações das Nações Unidas para os Refugiados).

Veja vídeo:

Ataque em Kharkiv - O exército russo bombardeou o centro de Kharkiv, perto da fronteira com a Rússia, anunciou hoje o governador da região, Oleg Sinegubov.

Kharkiv é uma cidade de 1,4 milhão de habitantes, com uma grande população de língua russa. A cidade está sob cerco intenso desde que o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou a invasão contra a Ucrânia na quinta-feira passada.

O prédio do governo atingido fica localizado na principal praça de Kharkiv, no centro da cidade. Segundo a agência Interfax, foguetes também atingiram parte de uma área residencial. Informações iniciais apontam que ao menos 10 pessoas morreram e outras 20 ficaram feridas.

"Esta manhã, a praça central de nossa cidade e a sede do governo local de Kharkiv foram atacadas de forma criminosa", afirmou Sinegubov no Telegram.

"O ocupante russo continua usando armas pesadas contra a população civil", disse Sinegubov, que publicou imagens da enorme explosão. O teto de teatro de ópera próximo ao local ficou destruído pelas chamas.

O presidente Zelensky, por sua vez, declarou que "não havia nenhum alvo militar na praça, assim como naquelas áreas residenciais de Kharkiv". "Um míssil na praça central é terror puro. Ninguém vai perdoar. Ninguém vai esquecer. Um ataque a Kharkiv é um crime de guerra. Este é um terrorismo de estado russo."

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias