Videogames deixam as crianças mais violentas?

Publicado em 06/05/2018, às 23h20

Redação

Rosely Sayão responde a dúvida de um pai que deseja saber se há algum perigo em jogar videogames violentos acompanhado de seu filho de 5 anos. Ele joga ‘Mortal Kombat’ com o garoto e deseja saber se a exposição a este tipo de conteúdo pode estimular comportamentos violentos.

LEIA TAMBÉM

A psicóloga afirma que é muito delicado mostrar aos filhos pequenos jogos em que os personagens que praticam atos de violência se parecem com humanos. Ela explica que isso confunde a cabeça da criança,que ainda não sabe diferenciar realidade de fantasia. A situação é diferente quando os games trazem personagens completamente fantásticos e que não se aproximam visualmente de pessoas.

Rosely também aponta que existem duas visões acerca de games e desenhos violentos, defendidas por vertentes opostas de estudiosos. Uma linha de pensamento diz que quaisquer conteúdos violentos podem trazer malefícios aos pequenos. A outra afirma que consumir violência virtual acaba satisfazendo a agressividade natural que existe dentro de qualquer ser humano, inclusive das crianças.

Qual vertente está certa? Não sabemos. O conhecimento sistematizado se contradiz a todo momento, porque a cada hora novos estudos surgem’, afirma a psicóloga. “Eu pediria para vocês não permitirem os jogos que tem ligação com a aparência humana. Agora, no caso daqueles com personagens fantásticos, a escolha é da família”.

Dúvidas sobre família, comportamento ou educação? Envie aqui. Rosely Sayão responde semanalmente. Não se esqueça de informar sua idade ou a idade de seu filho.

E, se quiser que a foto da sua família esteja no cenário do próximo programa, envie para gente! Mande a imagem anexa em um e-mail para videoveja1@gmail.com e coloque ‘Foto Família’ no assunto da mensagem.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Professor da Uneal conquista o 1º lugar no Prêmio Renildo José dos Santos Chega ao Brasil aplicativo onde prefeito de Nova York conheceu esposa Estudo aponta que um terço das mulheres evita fazer sexo por uma dessas 4 razões Comissão aprova acompanhante para pessoa autista ou com Down em exame de direção veicular