Extra Online
Ativistas da organização britânica Just Stop Oil jogaram sopa de tomate nos Girassóis (1888) de Vincent Van Gogh na National Gallery de Londres e se colam na parede, informou o Daily Mail nesta sexta-feira. A pintura — protegida por uma camada de vidro — tem valor estimado em em 84,2 milhões de libras (R$ 506,2 milhões). A dupla foi presa, segundo a LBC News, sob "dano criminal". Segundo a galeria, houve alguns danos à moldura, mas a obra de arte saiu ilesa.
LEIA TAMBÉM
???? JUST STOP OIL SUPPORTERS CHOOSE LIFE OVER ART ????
— Just Stop Oil ⚖️???????? (@JustStop_Oil) October 14, 2022
???? Human creativity and brilliance is on show in this gallery, yet our heritage is being destroyed by our Government’s failure to act on the climate and cost of living crisis.#VanGogh #FreeLouis #FreeJosh #CivilResistance pic.twitter.com/gXXGLsi0ej
Activists with @JustStop_Oil have thrown tomato soup on Van Gogh’s Sunflowers at the national Gallery and glued themselves to the wall. pic.twitter.com/M8YP1LPTOU
— Damien Gayle (@damiengayle) October 14, 2022
— O que vale mais, a arte ou a vida? (A arte) Vale mais do que comida? Mais do que justiça? Vocês estão mais preocupados com a proteção de uma pintura ou com a proteção do nosso planeta e das pessoas? — exclamou Phoebe Plummer, de 21 anos.
A Just Stop Oil defende a suspensão imediata de "todos os futuros licenciamentos para exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás" no Reino Unido.
"A arte vale mais que a vida? Mais que comida? Mais do que justiça?", diz postagem da organização em rede social. "A crise do custo de vida e a crise climática são impulsionadas pelo petróleo e gás. A disparada dos preços do petróleo e do gás significa que milhões de famílias britânicas não poderão aquecer uma lata de sopa neste inverno. Somente a Resistência Civil pode nos tirar desta crise – a hora de intensificar é agora".
Os manifestantes foram cercados por um grupo de fotógrafos e jornalistas quando atacaram a pintura, antes de a imprensa ser convidada a sair pela equipe da National Gallery.
— As famílias do Reino Unido serão forçadas a escolher entre aquecer ou comer neste inverno, pois as empresas de combustíveis fósseis obtêm lucros recordes. Mas o custo do petróleo e do gás não se limita às nossas contas. A Somália enfrenta agora uma fome apocalíptica, causada pela seca e alimentada pela crise climática. Milhões estão sendo forçados a se mudar e dezenas de milhares enfrentam fome. Este é o futuro que escolhemos para nós mesmos se pressionarmos por novos petróleo e gás — disse Anna Holland, de 20 anos.
A Polícia Metropolitana britânica disse que agentes "chegaram rapidamente ao local na National Gallery nesta manhã depois que duas manifestantes do Just Stop Oil jogaram uma substância sobre uma pintura e depois se colaram a uma parede".
"Ambas foram presas por danos criminais e transgressão agravada. Os policiais estão agora desvinculando-as (da parede)".
"Girassóis" é a segunda obra mais famosa de Van Gogh atacada por "Just Stop Oil", que já atingiu a pintura de 1889 "Peach Trees in Blossom" na Courtauld Gallery em Londres no final de junho.
Cada vez mais questionada por suas decisões políticas, econômicas e ambientais, a nova primeira-ministra conservadora britânica, Liz Truss, nomeada em 6 de setembro como sucessora do controverso Boris Johnson, anunciou dois dias depois o levantamento de uma moratória sobre fraturamento hidráulico no Reino Unido.
Além de permitir esse polêmico método de extração de combustíveis fósseis, até então proibido no país, Truss também anunciou o aumento das licenças para extração de petróleo e gás no Mar do Norte, entre suas medidas para combater a crise energética.
Leia abaixo o comunicado da National Gallery:
"Pouco depois das 11h desta manhã (horário de Londres), duas pessoas entraram na Sala 43 da National Gallery.
A dupla parecia se colar na parede adjacente aos "Girassóis" de Van Gogh (1888). Elas também jogaram uma substância vermelha — o que parece ser tomate (sopa) — sobre a pintura.
Os visitantes deixaram a sala e a polícia foi chamada. Os oficiais já estão no local.
Há alguns pequenos danos na moldura, mas a pintura está ilesa.
Duas pessoas foram presas".
LEIA MAIS