Vídeos: chuva causa transtornos para população de Maceió e de cidades vizinhas

Publicado em 25/04/2023, às 09h31
Reprodução -

TNH1

Ao primeiro sinal da chegada da quadra chuvosa, Maceió está quase que intransitável para motoristas e pedestres. Na manhã desta terça-feira (25), quem precisou sair de casa para trabalhar, estudar ou resolver alguma pendência teve que enfrentar alagamentos em diversos pontos da cidade, resultado do entupimento de galerias pluviais e também da ausência de drenagem. Além da capital, a chuva também causou transtornos para a população de cidades vizinhas. 

LEIA TAMBÉM

O TNH1 recebeu uma dezena de vídeos de internautas e eles mostrarama situação caótica em meio às chuvas intensas. No bairro do Prado, por exemplo, o alagamento na Rua do Ceará impediu a passagem de carros de passeio e de veículos de grande porte, como ônibus e caminhões, devido ao acúmulo de água. Confira na filmagem a seguir:

Na Rua Estudante Alexandre Gonçalves Sarmento, próximo ao viaduto João Lyra, no bairro de Jatiúca, o acúmulo da água da chuva chegou na altura dos pneus dos carros. Em Cruz das Almas, na Avenida Pilar, a situação não foi diferente, e um "rio" se formou na frente de residências. Assista na sequência:

Na Rua Manoel Maia Nobre, no Farol, os condutores que trafegavam pelos dois sentidos da via precisaram redobrar a atenção, por causa do alagamento e do risco de acidentes. Confira abaixo:

Já no Conjunto José da Silva Peixoto, no Jacintinho, também houve trechos alagados, com presença de lixos que foram encontrados boiando no "mar de água suja". Veja: 

No bairro de Cambona, é possível observar que os motoristas dos caminhões reduziram a velocidade para passar pelo trecho próximo da linha férrea. pois os veículos precisaram passar por cima da água. Assista:

Barreira volta a ceder no Feitosa - Além dos alagamentos, outra preocupação para quem reside em área de risco é o possível deslizamento de barreiras. A moradora da Rua das Flores, dona Elenilda, informou para a reportagem que o barranco localizado nos fundos da residência dela e de outro familiar voltou a ceder com a chuva.

"Minha irmã entrou em contato com a Defesa Civil na semana passada, ainda não tinha caído essa chuva. Agora voltamos a ficar desesperados, porque a barreira está deslizando mais uma vez", disse a dona de casa, que informou tentar contato com o órgão municipal nesta manhã.

Caos em municípios da Grande Maceió - Em Paripueira, uma moradora filmou a escadaria tomada por água. Segundo ela, o lixo que fica na parte de cima da comunidade foi arrastado pela correnteza e caiu pela escada, vindo a ficar em frente à residência dela.

"O lixo vem lá de cima devido à chuva e desce até a minha porta, e depois desce por esse bueiro. Aí tem um buraco e fica lá embaixo, perto dessa bananeira, o lixo todinho. Não tem espaço de descer", disse a mulher.

Já na Rua da Floresta, na região central da cidade de Marechal Deodoro, um morador mostrou como a casa ficou depois de a água invadir o local. No vídeo é possível perceber os móveis da casa atingidos pela água. Veja abaixo:

Na Praia do Francês, a passageira de um carro gravou o lamaçal na Rua Merluza, enquanto o veículo passava pelo local. Além dela, outras vias da região também foram tomadas por lama, o que dificultou o tráfego de condutores e pedestres.

Outro morador filmou, da entrada de casa, em Massagueira de Baixo, também em Marechal Deodoro, a situação da rua alagada durante a chuva. Também é possível observar lixo no meio da pista, junto com a água suja.

Alerta de chuva e alagamento - A Sala de Alerta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) emitiu um aviso meteorológico às 15h de segunda-feira, 24, para a ocorrência de acumulados significativos de chuva nas regiões do Litoral (incluindo região metropolitana), Zona da Mata e Baixo São Francisco.

De acordo com o órgão, as condições atmosféricas estavam favoráveis para o aumento de nebulosidade e para a ocorrência de chuva de intensidade fraca a moderada nas regiões incluídas no aviso meteorológico. Segundo a Semarh, eram esperados alagamentos, principalmente em áreas com deficiência de drenagem urbana e elevação de pequenos córregos e riachos. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF e MP/AL acompanham evolução das obras de mobilidade urbana previstas em acordo judicial com Braskem Instalação de passarela fecha trecho da Av. Durval de Góes Monteiro neste domingo (07) Paciente acamado em situação de risco é resgatado pelo Samu em Garça Torta Confira os horários dos shoppings e do Centro no feriado de Nossa Senhora da Conceição