Vídeos: moradores dos Flexais fecham a principal via de Bebedouro para reivindicar realocação

Publicado em 15/08/2022, às 17h08
Cortesia ao TNH1 -

TNH1

Moradores dos Flexais realizaram uma manifestação na tarde desta segunda-feira, 15, e bloquearam os dois sentidos da Rua Cônego Costa, a principal via de Bebedouro, para reivindicar realocação em uma nova região. O protesto foi encerrado às 18h45 após o trânsito ficar travado por mais de duas horas.

LEIA TAMBÉM

Os manifestantes pediram respostas em relação à inclusão dos moradores no processo de realocação que teve início depois do surgimento de rachaduras causadas pela instabilidade do solo e que afetou bairros da capital alagoana, em consequência das atividades de mineração. A população também pediu a presença do prefeito JHC no bairro, que segundo ela, teria se comprometido com os moradores em resolver o impasse relacionado à nova moradia.

Veja vídeos:

O grupo de moradores ateou fogo em pneus próximo à linha férrea e deixou a via intransitável. Além disso, dezenas de pessoas se aglomeraram na rua e impediram a passagem de veículos como forma de chamar a atenção do poder público.

"Nós fizemos reunião com a prefeitura, e o prefeito se comprometeu em comparecer nos Flexais, para debater sobre a realocação ou a revitalização, mas de última hora mudou [a decisão], e queria que a gente fosse até ele. A população, as lideranças, todos aqui querem que ele venha. A população se revoltou por estar numa situação terrível, o bairro acabado, e ainda fica a Deus dará", disse o advogado dos moradores, Romualdo Oliveira, em entrevista à TV Pajuçara.

A população mostrou frases em faixas e, em uma delas, pediu por respeito. Ela também "lembrou" que famílias ainda residem nas comunidades sem perspectiva de saída.

O setor de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar foi acionado para tentar negociar a liberação da pista. Outros batalhões da PM também estiveram na localidade.

Por volta das 18h45, o protesto foi finalizado depois de os moradores aceitarem uma nova reunião com a prefeitura do município nesta terça-feira, 16.

Prefeitura emite nota - A Prefeitura de Maceió informou, em comunicado oficial, que tem apoiado os moradores nas tratativas sobre a realocação, porém não deu detalhes sobre o encontro que teria sido agendado entre o prefeito JHC e os moradores do bairro.

Leia abaixo na íntegra:

A Prefeitura de Maceió reforça que apontou, desde maio de 2021, em relatório entregue aos órgãos de controle, que são parte do processo de compensação junto à Braskem, que as áreas sofrem com o ilhamento socioeconômico, recomendando a realocação. Com isto, tem apoiado a comunidade nas tratativas que reforçam esta questão. 

A Defesa Civil tem monitorado as áreas adjacentes do mapa periodicamente junto ao Comitê Técnico criado para este fim e conta também com equipamentos de última geração.
O Município trabalha constantemente para trazer melhorias para a população e garantir que as ações de assistência continuem sendo realizadas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros controlam incêndios em imóveis na parte alta de Maceió; veja fotos Incêndio causado por curto-circuito destrói residência no bairro Feitosa, em Maceió Corpo encontrado boiando em Praia de Ipioca era de homem que havia ido pescar Banhistas recebem pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês