Vídeos: operação contra o transporte clandestino interestadual apreende oito veículos em AL

Publicado em 19/08/2020, às 10h36
Reprodução -

TNH1 com Assessoria

Mais uma etapa da Operação Pascal, desencadeada nessa terça-feira, 18, em Alagoas, resultou na apreensão de oito veículos durante fiscalização na capital, região metropolitana e outros pontos do interior.

LEIA TAMBÉM

A ação coordenada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) visa combater o transporte interestadual irregular de passageiros e acontece em conjunto com a Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria de Fazenda de Alagoas (SEFAZ/AL), Agência Reguladora de Serviços Públicos de Alagoas (Arsal), e Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRv).

De acordo com a ANTT, foram encontradas diversas irregularidades nos veículos apreendidos, como pneus carecas, sem as condições mínimas de segurança, para-brisa trincado, ausência de cintos de segurança, sem extintor ou com ele vencido, sem estepe e condutores sem possuir o curso obrigatório para condução do transporte coletivo de passageiros, obrigatório conforme Resolução nº 168/04 do CONTRAN.

A ANTT salientou que além dos riscos inerentes ao transporte clandestino que os passageiros estão sujeitos, nenhum desses veículos seguem as recomendações sanitárias de prevenção e diminuição dos riscos de contágio da Covid-19, como motoristas sem máscara, veículos sem sanitização e a devida higienização e disponibilização de álcool em gel, e demais cuidados necessários.

O coordenador de fiscalização da ANTT, Jesiel Junior, informou à reportagem que os veículos apreendidos estão sujeitos as penalidades de multa no valor aproximado de R$ 7.500 e medidas administrativas previstas na Resolução nº 4.287/14 da ANTT.

Veja vídeos:

Eles serão todos encaminhados ao depósito da ANTT por no mínimo três dias, sendo sua liberação condicionada ao pagamento das despesas referentes as diárias de pátios e guincho, bem como à comprovação do pagamento das passagens em empresa regular de todos os passageiros e alimentação e hospedagem, se assim necessárias.

Os condutores responderão a Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por exercício irregular de função e/ou atividade, previsto no Art. 47 da Lei das Contravenções Penais.

A fiscalização segue em andamento no Estado e mais veículos podem ser apreendidos. As denúncias podem ser feitas nos canais de comunicação da ANTT, através da Ouvidoria pelo 166 ou no Portal da ANTT no www.antt.gov.br.

A Operação Pascal iniciou durante o período da pandemia em todo país e já apreendeu cerca de 650 veículos realizando o transporte clandestino interestadual remunerado de passageiros.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Falso agente do governo causa prejuízo de mais de R$ 2 milhões em golpes na compra de gado em Alagoas Após afastamento de secretário, Governo define quem assume Secretaria de Saúde MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro