Vigilância apreende garrafa de cachaça após suspeita de intoxicação por metanol em Maceió

Publicado em 09/10/2025, às 12h09
- Reprodução/TV Pajuçara

TNH1 com TV Pajuçara

A Vigilância Sanitária (Visa) de Maceió confirmou, nesta quinta-feira (9), que identificou uma bebida alcoolica destilada que teria causado náuseas, confusão mental e visão turva na mulher internada em hospital particular sob a suspeita de estar intoxicada por metanol. A equipe de fiscalização esteve, nesta manhã, no estabelecimento onde a paciente consumiu a bebida e apreendeu uma garrafa de cachaça.

LEIA TAMBÉM

"Segundo informações dos nossos fiscais, a bebida alcoolica foi uma cachaça, já recolhida e a coleta encaminhada ao Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública). O restante da bebida ficou lacrado dentro de uma garrafa", disse o chefe especial da Visa, Airton Santos, em entrevista ao programa Fique Alerta, da TV Pajuçara/RECORD.

O nome e endereço do estabelecimento comercial não foram divulgados pela Vigilância Sanitária.

A mulher de 43 anos é professora e procurou a unidade hospitalar na quarta-feira (8), um dia depois de ingerir uma caipirinha. Ela apresentou os sintomas compatíveis com a intoxicação com a substância, porém o caso ainda é tratado como suspeito e está sendo submetido à análise.

"Precisamos ter cautela no momento [...] Nós estamos fiscalizando desde 10 dias atrás, com várias operações em parceria com a Semscs, Procon Maceió e Guarda Municipal. Estamos na orla marítima, na faixa de areia, na parte alta e na parte baixa. Fizemos a apreensão de várias bebidas artesanais durante o período. A recomendação no momento é para não consumir bebidas destiladas", afirmou Santos.

"Já orientamos comerciantes do ramo de bebidas para que eles, quando forem adquirir os produtos, procurem locais com nota fiscal e licença sanitária, pois não comprarem nada por internet, porque quando a pessoa compra está sujeita a produtos falsos ou adulterados", continuou.

Em caso de suspeitas de contaminação, as amostras biológicas coletadas são enviadas para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), que fica responsável por encaminhá-las para análise no Laboratório de Toxicologia da Polícia Científica de Alagoas. Ainda não há prazo para o resultado da examinação.

Até ao meio-dia desta quinta-feira, apenas esse caso da paciente do hospital particular está sendo tratado como suspeito de intoxicação por metanol no estado de Alagoas.

Casos no país

O Ministério da Saúde atualizou o número de notificações de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas. Até o momento, foram registradas 259 notificações, sendo 24 casos confirmados e 235 em investigação. Outras 145 suspeitas foram descartadas.

Em relação aos óbitos, cinco foram confirmados em São Paulo e 11 seguem em investigação, sendo 1 em Mato Grosso do Sul, 3 em Pernambuco, 6 em São Paulo e 1 na Paraíba.

Orientações da Sesau

A Sesau orienta as Vigilâncias Sanitárias dos 102 municípios alagoanos que intensifiquem a fiscalização rotineira em bares, restaurantes, supermercados e estabelecimentos similares, atentando-se à procedência dos produtos ofertados. Destaca que, no âmbito da industrialização das bebidas, a competência fiscalizatória é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), vinculado ao Governo Federal.

No tocante ao princípio da precaução e visando à proteção da saúde da população, a Sesau orienta que os consumidores adquiram apenas bebidas de fabricantes legalizados, com comprovação de nota fiscal, evitando produtos de origem duvidosa. Em caso de suspeita, recomenda-se não consumir o produto.

A secretaria reforça que, diante da ocorrência de sinais e sintomas sugestivos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas destiladas, a população deve procurar imediatamente o serviço de pronto atendimento mais próximo.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF e MP/AL acompanham evolução das obras de mobilidade urbana previstas em acordo judicial com Braskem Instalação de passarela fecha trecho da Av. Durval de Góes Monteiro neste domingo (07) Paciente acamado em situação de risco é resgatado pelo Samu em Garça Torta Confira os horários dos shoppings e do Centro no feriado de Nossa Senhora da Conceição