Vigilância Sanitária autua Mercado após apreender quase meia tonelada de alimentos estragados

Publicado em 27/03/2025, às 12h22
- Cortesia/Vigilância Sanitária

Secom Maceió

Nesta quinta-feira (27), durante mais uma fiscalização de rotina, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) observou a comercialização de carnes e outros produtos impróprios para consumo no bairro da Levada, resultando na apreensão 450 kg de alimentos estragados.

LEIA TAMBÉM

Entre os alimentos recolhidos pelo órgão estavam carnes bovina e suína, bacalhau, frangos e batatas impróprias para o consumo.

O chefe especial da Visa, Airton Santos, destacou o papel da Vigilância Sanitária diante de situações como esta e reforçou a importância dos empreendimentos oferecerem produtos de qualidade, dentro do prazo de validade para seus clientes e consumidores.

“Nosso papel é salvar vidas, é proteger a saúde de todos os consumidores. Não fiscalizamos no intuito de punir o comerciante, mas sim para levar orientações educativas sobre a importância de comercializar produtos de qualidade e seguros. Caso seja observada alguma irregularidade, recolhemos os produtos e o proprietário é sujeito à multa, por isso é importante que estes observem os produtos que fornecem para evitar esse tipo de situação e, consequentemente, resguardar a saúde dos consumidores”, explicou.

 

Alimentos estragados apreendidos na Levada
Alimentos estragados apreendidos na Levada
Alimentos estragados apreendidos na Levada

 

O responsável foi autuado e deverá responder a processo administrativo, cuja penalidade inclui multa no valor de R$180 a R$38 mil, no caso de reincidência de infração. Os alimentos recolhidos pelo órgão foram levados ao aterro sanitário da capital.

Denúncia 

Para denunciar irregularidades de estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato com a Vigilância Sanitária Municipal pelo telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Mapeamento em áreas de riscos contam com equipamento de alta tecnologia em Maceió Defesa Civil de Maceió orienta população para identificar riscos estruturais em residências Bairros de Maceió mapeados em áreas de risco devem receber vistorias técnicas em maio Concessionária de gás é autuada após obra irregular colocar motoristas e pedestres em risco