Vigilância Sanitária recolhe mais 920 quilos de alimentos inadequados ao consumo

Publicado em 13/09/2021, às 07h17
Secom Maceió -

Secom Maceió

A Vigilância Sanitária de Maceió apreendeu, neste final de semana (11 e 12), mais 920 quilos de alimentos fora do prazo de validade e impróprios para consumo humano. Eles estavam à venda em estabelecimentos comercias localizados nas partes alta e baixa da capital alagoana.

LEIA TAMBÉM

A fiscalização encontrou alimentos visivelmente estragados e em más condições de armazenamento e conservação. No sábado (11), foram apreendidos mais de 500kg de carnes nos bairros de Cruz das Almas e Mangabeiras.

“Durante fiscalização em supermercados e frigoríficos desses dois bairros, foram retirados de circulação 550kg de carnes bovina e suína fora do prazo de validade, além de queijo, presunto e salsicha inadequados para o consumo, em consequência de inconformidades com as condições sanitárias”, informa o coordenador da Vigilância Sanitária Municipal, Airton Santos.

No domingo (12), as equipes estiveram em bairros da parte alta de Maceió, onde foram fiscalizados frigoríficos e avícolas, resultando na apreensão de mais 370kg de alimentos inadequados para o consumo. Na região foram apreendidos carnes, linguiça, presunto, queijos e iogurtes, entre outros produtos.

“A Vigilância está de olho vivo, atenta a qualquer situação que ofereça risco sanitário à população de Maceió. Da mesma forma que oferecemos capacitações educativas e orientações sobre boas práticas de conservação, manipulação e armazenamento de alimentos a comerciantes e produtores, temos a missão de eliminar o risco sanitário”, informa o coordenador.

Ele lembra ainda que o consumidor pode auxiliar nesse trabalho, em nome da própria saúde e da cidadania, acionando a Vigilância sempre que observar que determinado estabelecimento descumpre as normas sanitárias.

“A população tem nos ajudado a identificar e retirar de circulação mercadorias impróprias. O Disque Denúncia pode ser acionado pelo número 3312-5495 e o cidadão pode solicitar a inspeção de estabelecimentos que apresentem potenciais irregularidades sanitárias”, orienta Airton Santos.

Os estabelecimentos flagrados com inconformidades sanitárias que apresentem riscos à saúde da população são autuados e multados, podendo, inclusive, ser interditados, a depender da infração.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Passageira de moto por app morre após ter crânio esmagado por carro na Av. Menino Marcelo Shopping Pátio Maceió promove programas de cidadania com Procon na Rua e Carreta do Cinema Rodoviário Justiça reconhece competência do Estado e veta atos da Prefeitura contra totens de segurança Mãe de Davi Silva morre dois meses após júri de militares ser suspenso; jovem desapareceu em 2014