Sertões 2025: tudo o que você precisa saber do rally que terá chegada em Alagoas

Publicado em 21/07/2025, às 11h20
- Foto: Site oficial Sertões 2025

Gabriel Amorim

Uma das provas mais desafiadoras do automobilismo mundial está prestes a escrever um novo capítulo. Em 2025, o Rally dos Sertões chega a sua 33ª edição com um marco inédito: pela primeira vez, a competição vai cruzar a linha de chegada em solo alagoano. O encerramento será na Praia do Francês, no dia 3 de agosto.

Ao todo, serão quase 3.500 quilômetros percorridos em nove dias de disputa, passando por cinco estados: Goiás, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e, finalmente, Alagoas.

A TV Pajuçara/RECORD será a emissora oficial da chegada, com cobertura especial também no TNH1 e na Pajuçara FM.

A seguir, a reportagem reúne os principais destaques sobre o evento que promete movimentar o esporte e o turismo.

COMO SURGIU O SERTÕES

Criado em 1993, o Sertões nasceu da vontade de realizar no Brasil uma prova à altura de competições como o Paris-Dakar e o Rally dos Faraós. Aproveitando a diversidade de terrenos e paisagens do país, o rally se consolidou como um dos maiores do mundo.

Em 1996, a organização passou para as mãos da Dunas Race, que transformou o Sertões no maior rally das Américas. Em 2022, inclusive, foi a maior prova do planeta em quilômetros cronometrados.

O evento hoje reúne pilotos de motos, UTVs e carros.

VILA SERTÕES E REGRAS

Durante o percurso, a caravana do Sertões se instala nas chamadas Vilas Sertões, estruturas temporárias montadas em cidades estratégicas. Funcionam como uma verdadeira "cidade móvel", com áreas de manutenção, descanso, alimentação e convívio.

Em 2025, a Vila terá sedes em oito cidades (conheça cada uma mais abaixo): Goiânia (GO), Unaí (MG), Januária (MG), Bom Jesus da Lapa (BA), Xique-Xique (BA) e Petrolina (PE), antes de seguir para Alagoas, com paradas em Delmiro Gouveia e Marechal Deodoro, onde será encerrada a edição deste ano.

Serão abertas ao público, sempre das 10h às 21h, oferecendo uma oportunidade para os moradores vivenciarem os bastidores da competição. Porém, há regras claras no manual de conduta, como:

AS CIDADES DO PERCURSO

Goiânia (GO)

Divulgação / Prefeitura de Goiás

 

Unaí (MG)

Reprodução / YouTube

 

Januária (MG)

Fernando Tatagiba / ICMBio

 

Bom Jesus da Lapa (BA)

Divulgação / Prefeitura

 

Xique-Xique (BA)

Divulgação / Restaurante Xique-Xique

 

Petrolina (PE)

Reprodução / TV Grande Rio

 

Delmiro Gouveia (AL)

Divulgação / Prefeitura de Delmiro Gouveia

 

Marechal Deodoro (AL)

Divulgação / SEDETUR

 

CHEGADA E FESTA NA PRAIA DO FRANCÊS

O encerramento do Sertões 2025 será em grande estilo, com chegada e premiação à beira-mar, na Praia do Francês, no dia 3 de agosto.

Uma estrutura especial será montada para o evento, incluindo rampa de chegada, praça de alimentação e espaço para o público acompanhar a cerimônia de premiação, das 19h às 22h.

LEGADO SOCIAL

Nos últimos anos, o Sertões tem se destacado também pelo seu impacto social e ambiental. Entre os projetos apoiados estão:

A competição será realizada entre os dias 26 de julho e 3 de agosto, em uma jornada que mistura adrenalina e técnica. E a TV Pajuçara/RECORD será a emissora oficial da chegada, levando ao público toda a emoção da maior prova off-road das Américas.

A cobertura será multiplataforma: TNH1, Rádio Pajuçara FM e as redes sociais do PSCOM também estarão mobilizados para levar ao público todas as informações e emoções da competição.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Brasileiros ficam fora do pódio na Copa do Mundo de skate street Brasil vence tchecas e vai à 2ª fase do Mundial Feminino de handebol Alagoas recebe a Copa AFIA pela segunda vez e movimenta o cenário esportivo em novembro Primeira Maratona Internacional de Maceió é lançada oficialmente