Gabriel Amorim
Pode até parecer só um acampamento de corrida, mas a Vila Sertões, que acompanha o maior rally das Américas, funciona como uma verdadeira cidade sobre rodas. E mais: a "população" da caravana impressiona e supera a de pelo menos 290 municípios brasileiros, segundo dados do IBGE de 2022.
A edição 2025 do Rally dos Sertões acontece entre os dias 26 de julho e 3 de agosto, em uma jornada que mistura adrenalina e técnica. Pela primeira vez, o estado de Alagoas será o destino final da prova. E a chegada contará com cobertura especial da TV Pajuçara/RECORD, emissora oficial do encerramento da competição.
O QUE É A VILA SERTÕES
A Vila Sertões funciona como uma cidade móvel: é onde estão concentradas áreas de convivência, alimentação, descanso e manutenção dos veículos.
Segundo os organizadores, são esperadas cerca de 2.500 pessoas circulando pela estrutura - número que cresce com a presença de fãs e curiosos nas cidades por onde o evento passa.
Este ano, a Vila estará montada em oito cidades: Goiânia (GO), Unaí (MG), Januária (MG), Bom Jesus da Lapa (BA), Xique-Xique (BA) e Petrolina (PE), antes de seguir para Alagoas, com paradas em Delmiro Gouveia e Marechal Deodoro, onde será encerrada a edição deste ano.
As casas, claro, não são as habituais. É comum que os competidores e equipes fiquem em motorhomes e barracas deles mesmos.
ABERTAS AO PÚBLICO, MAS COM REGRAS
A Vila Sertões será aberta ao público, sempre das 10h às 21h, oferecendo uma oportunidade para os moradores vivenciarem os bastidores da competição.
Porém, há regras claras no manual de conduta, como:
MAIS POPULOSA QUE CENTENAS DE CIDADES BRASILEIRAS
Com o número previsto pelos organizadores, a Vila Sertões em 2025 será quase três vezes maior que a menor cidade do Brasil, Serra da Saudade (MG), que tem apenas 833 habitantes.
E não é um caso isolado. Segundo dados do IBGE, quase 300 municípios brasileiros têm menos habitantes do que a caravana do Sertões. Entre eles estão cidades como Borá (SP), com 907 moradores; Nova Castilho (SP), com 1.062; Araguainha (MT), com 1.010; e Cedro do Abaeté (MG), com 1.081.
A competição já está em andamento, em uma jornada que mistura adrenalina e técnica, e segue até o dia 3 de agosto. A TV Pajuçara/RECORD será a emissora oficial da chegada, levando ao público toda a emoção da maior prova off-road das Américas.
A cobertura é multiplataforma: TNH1, Rádio Pajuçara FM e as redes sociais do PSCOM também estão mobilizados para levar ao público todas as informações e emoções da competição.
LEIA MAIS