TNH1
Na quinta-feira, 27, Maceió recebe o evento “Vinhos no Mar”, reunindo amantes da bebida e profissionais do setor em uma noite dedicada ao vinho nacional e às conexões de negócios. A iniciativa, que une gastronomia e networking, tem como proposta fortalecer a presença dos rótulos brasileiros no litoral do país, apresentando vinícolas renomadas e premiadas ao público.
A expectativa é de uma noite de degustações, troca de experiências e aproximação entre produtores, consumidores e empresários, valorizando a produção nacional em um ambiente pensado para celebrar o universo do vinho.
"É um grande evento que vai juntar as pessoas para apresentar grandes produtos, com a ideia de desmistificar e abrir a cabeça delas para um produto de altíssima qualidade, que é nosso e tem que ser valorizado", disse o chef Pedro Mortari, do Restaurante Garuva, que está à frente do projeto.
Ainda de acordo com Mortari, o festival também busca fortalecer os produtos brasileiros no mercado. "Tem o foco de 100% no produtor brasileiro. São quase 40 rótulos que estão vindo para cá. São 11 produtores, 11 vinícolas, que estão fazendo uma seleção fantástica", ressaltou.
O idealizador do "Vinhos no Mar", Renato Nogueira, destacou que o evento nasceu na região serrana de São Paulo e agora se expande para o litoral brasileiro. "Anos atrás já imaginava desenvolver e fomentar o vinho nacional, que a cada ano que passa vem ganhando muita qualidade e está mais do que consolidado entre os melhores vinhos do mundo", iniciou.
"De cinco anos para cá disparou o consumo de vinho no Brasil. Mundialmente tem diminuído o consumo da bebida nos países, principalmente a Europa. Então quem é a bola da vez no consumo de vinho? O Brasil. O mundo inteiro está olhando para o Brasil. É o momento perfeito, porque o país está vindo com prêmios lá fora. O pessoal envia vinhos para os principais concursos internacionais e volta com medalhas. Isso mostra a excelência do vinho nacional", continuou Nogueira.
A programação começa às 19h, no Restaurante Garuva, na Rua Deputado José Lages, nº 813, no bairro de Ponta Verde. O ingresso custa R$ 150, e R$ 100 deste valor são convertidos em consumo.
LEIA MAIS