Vinte baleias-jubarte aparecem no mar de Piaçabuçu e encantam pesquisadores; veja imagens

Publicado em 04/09/2023, às 08h35
Cláudio Sampaio/UFAL -

João Victor Souza

Vinte baleias da espécie jubarte foram avistadas no mar de Piaçabuçu, Litoral Sul alagoano, nesse domingo, 03, e encantaram uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Os animais deram saltos na água e chamaram a atenção dos tripulantes de uma embarcação que estavam em expedição.

LEIA TAMBÉM

Segundo o biólogo e professor de Engenharia e Pesca Cláudio Sampaio, a equipe passou mais de quatro horas no mar, tempo suficiente para o flagrante de 20 mamíferos, sendo seis deles filhotes.

Sampaio explicou que as baleias-jubarte costumam frequentar o litoral do Nordeste, no período de julho a outubro, onde se sentem protegidas para acasalar e parir os filhotes em águas quentes e rasas.

Veja a galeria:

(Cláudio Sampaio/UFAL)
(Cláudio Sampaio/UFAL)
(Cláudio Sampaio/UFAL)
(Cláudio Sampaio/UFAL)
(Cláudio Sampaio/UFAL)
(Cláudio Sampaio/UFAL)
(Cláudio Sampaio/UFAL)
(Cláudio Sampaio/UFAL)
(Cláudio Sampaio/UFAL)
(Cláudio Sampaio/UFAL)
(Cláudio Sampaio/UFAL)
(Cláudio Sampaio/UFAL)
(Cláudio Sampaio/UFAL)

"Nesse domingo, dia do biólogo, realizamos uma saída embarcada no extremo Sul do Litoral alagoano, na região da foz do Rio São Francisco e da praia do Pontal do Peba. Elas frequentam o litoral nordestino de julho a outubro, quando buscam águas quentes, rasas e protegidas para acasalar e parir seus filhotes", disse.

O professor afirmou que, atualmente, os animais buscam antigas áreas de reprodução, como é o caso do Litoral de Alagoas. "A baleia jubarte foi muito caçada, mas hoje a caça está proibida no Brasil, fazendo com que sua população venha a cada ano crescendo, e com isso, ocupando antigas áreas de reprodução, como é o caso do litoral alagoano. É fruto de muito trabalho de conservação".

Sampaio destacou ainda que a população que encontrá-las pode filmar ou fazer fotos, mas aconselhou a quem tiver em embarcação manter a distância. As imagens vão ser usadas em pesquisas e ajudam na conservação da espécie.

"Se você, navegando, ou mesmo na praia, registrar baleias saltando, pode fazer fotos e vídeos. Se você estiver embarcado, mantenha a distância. Se a baleia se aproximar, desligue a embarcação. As imagens são importantes para a pesquisa, você pode encaminhar para os órgãos ambientais de sua região, que eles vão compartilhar com projetos, grupos de pesquisa, universidades, e serão de grande valia para a conservação da espécie", disse.

Show de saltos de baleia semanas atrás - No mês de agosto, uma baleia surpreendeu pescadores em alto-mar, na praia do Pontal do Peba. Em um vídeo postado nas redes sociais, o animal aparece próximo de uma embarcação e brinca ao dar um ‘show particular’.

Apesar do belo momento, os pescadores chegaram a ficar assustados com o momento. “Neto, bota esse barco para subir. Tira esse barco da reta dessa ‘gota’. Vai logo, homem. Tire da reta da baleia”, disse um dos homens que estavam a bordo.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Tragédia em Tapera: 11 sobreviventes estão internados em quatro hospitais; estado de duas crianças é grave Crea faz fiscalização em estruturas para festas de Carnaval em Alagoas Ministério Público recomenda exonerações para coibir nepotismo na Prefeitura de Quebrangulo Alagoas Sem Fome realiza 94ª doação de alimentos e beneficia instituição em Maceió