*Yasmin Gregorio
A Operação Lei Seca, realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) em conjunto com a Polícia Militar de Alagoas (PMAL), registrou 23 prisões em flagrante por embriaguez ao volante durante as ações do período carnavalesco. Os dados, divulgados pela coordenação da operação nesta quarta-feira (18), são parciais e correspondem aos dias 13, 14, 15, 16 e 17 de fevereiro.
LEIA TAMBÉM
No total, foram registradas 118 situações de alcoolemia —que corresponde à presença de álcool etílico na corrente sanguínea. Dessas ocorrências, 70 condutores se recusaram a fazer o teste do bafômetro, 25 foram autuados por alcoolemia em nível administrativo e 23 tiveram a prisão em flagrante decretada, quando o índice constatado configurou crime de trânsito.
Ao longo dos cinco dias, as equipes aplicaram 1.596 testes de alcoolemia e abordaram 1.539 veículos. As fiscalizações resultaram em 385 autos de infração.
Além das ocorrências relacionadas ao consumo de álcool, as blitze identificaram outras irregularidades. Foram flagrados 60 condutores inabilitados e 64 veículos circulando com o licenciamento vencido. Ao todo, 56 veículos foram removidos.
De acordo com o Detran/AL, a intensificação das fiscalizações faz parte da Operação Carnaval, período em que aumenta o fluxo de veículos e o consumo de bebidas alcoólicas. O objetivo é reduzir acidentes e reforçar a segurança viária nas rodovias e vias urbanas do estado.
Os números divulgados são parciais e podem ser atualizados ao fim do período festivo.
*Estagiária sob supervisão.
LEIA MAIS