Redação
Uma grande operação desencadeada pela Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL) foi encerrada nesta quarta-feira, 06, com o cumprimento de 20 mandados de prisão em desfavor de reeducandos do Sistema Prisional.
LEIA TAMBÉM
Os reeducandos participavam de mandos dos crimes através de terceiros. Eles foram identificados com o auxílio da Secretaria de Ressocialização (Seris). Confira o nome dos presos na lista abaixo.
O processo de investigação, que durou aproximadamente 90 dias, contou com diversas ações pontuais desde o mês de julho e resultou também na prisão de mais 16 indivíduos, todos ligados a uma facção criminosa com participação em crimes como tráfico de drogas, homicídios, sequestros relâmpagos, venda de armas, roubos de veículos e estabelecimentos.
O trabalho foi conduzido pela Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic), comandada pelo delegado Mário Jorge, com parceria das Policias Civil e Militar, além do Ministério Público, através do Grupo Estadual de Combate a Organizações Criminosas (Gecoc).
Entenda a operação
A primeira etapa da operação foi desencadeada no dia 16 de julho com a interceptação de quatro suspeitos de tentarem praticar uma chacina no bairro Jatiúca, em Maceió. Os alvos eram integrantes de uma facção rival. Após a tentativa do crime, sem sucesso, eles foram presos com um carro roubado, duas pistolas, carregadores e 2 kg de maconha.
Foram presos: Felipe Matheus Correia Pereira, bulgo "Teteu", Cristhians Pedro dos Santos, vulgo "Sukita", Lucas Wanderlei Santos, vulgo "Ureia" e Eduardo Rafael Calisto da Silva, vulgo "Toi".
Já no dia 8 de agosto, o trabalho de inteligência conseguiu frustrar uma tentativa de sequestro a um gerente de um supermercado na Barra de São Miguel. Os quatro suspeitos reagiram a abordagem da polícia e morreram durante o confronto. Quatro revólveres foram apreendidos.
Dois dias depois, Jardeilton dos Santos Silva, vulgo "Del", Leandro de Lima Oliveira, vulgo "Zinca", e Artur de Souza Santos, conhecido como "Artur do Pó", foram presos em Maceió. No dia 17 de agosto, Ronaldo dos Santos, vulgo "Fantasma", foi preso no município de Roteiro, litoral sul de Alagoas, suspeito ser o elo de ligação da facção criminosa para crimes cometidos em Teotônio Vilela.
E no dia 31 de agosto, a polícia também prendeu Diogo Almeida de Oliveira, vulgo "Galeguinho", David Willames Silva, vulgo "Zoi de Gato", Erivan da Silva Rodrigues, vulgo "Baleado", e Eduardo Felipe Souza Silva. Todos respondem por homicídios.
O delegado Mário Jorge informou durante coletiva nesta tarde, na sede da SSP, que a operação conseguiu monitorar e antecipar algumas ações do grupo criminoso. Ele também ressaltou que o trabalho integrado dos serviços de inteligência foi fundamental para as prisões e identificação de reeducandos que continuam participando de crimes mesmo dentro dos presídios.
LEIA MAIS