Vítima de abuso, Biles se torna a 1ª tetracampeã mundial de ginástica

Publicado em 01/11/2018, às 16h11
AGB / Folhapress -

Folhapress

Simone Biles está de volta ao topo do pódio na ginástica artística feminina. Nesta quinta-feira (1º), a americana de 21 anos provou que é uma das atletas mais completas da história ao conquistar sua quarta medalha de ouro no individual geral do Mundial de ginástica artística em Doha, no Qatar.

LEIA TAMBÉM

No ano passado a ginasta americana revelou ter sido abusada por Larry Nassar, ex-médico da seleção de ginástica dos Estados Unidos, por meio de uma carta, publicada nas suas redes sociais. Com a revelação, ela foi incluída numa lista de 140 mulheres que teriam sofrido abusos do médico, que foi condenado em 2017 a 60 anos de prisão. 

Biles, que fez parte do time americano que venceu a competição por equipes na quarta (31), fez 57.491 pontos e superou de longe a segunda colocada, a japonesa Mai Murakami, que fez 55.798. A americana se tornou a primeira atleta na história a conquistar quatro ouros na prova -ganhou a medalha também nos mundiais de 2013, 2014 e 2015 e é a atual campeã olímpica da prova.

No total, a atleta acumula 16 medalhas em mundiais, sendo 12 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze. Nos Jogos Olímpicos do Rio, ela ficou com cinco ouros e um bronze. Na manhã desta quinta, a ginasta competiu com dor nos rins por causa de uma pedra, e ainda caiu duas vezes. Mesmo assim, chegou ao ponto mais alto do pódio. Biles teve algumas falhas: uma queda no salto e outra na trave, mas foi salva pelo elevado grau de dificuldade nas suas séries.

Competiram com a americana as brasileiras Flávia Saraiva e Jade Barbosa. Flávia, de 19 anos, ficou na oitava colocação, com 54.366 pontos, e Jade ficou na 15ª colocação, com 52.866 pontos. O melhor resultado de uma brasileira na competição é da própria Jade, que foi bronze no Mundial de Sttutgart, em 2007. 

"Eu estou muito feliz e espero fazer muito melhor nas próximas competições. A gente já está muito bem, agora é só focar e treinar para conseguir melhores resultados", disse a ginasta em entrevista ao SporTV logo depois de anunciado o resultado. Flávia Saraiva volta a competir no próximo sábado (3) para a final do solo. Caio Souza está na decisão do salto no mesmo dia. Nesta sexta-feira (2) Arthur Zanetti disputa medalha na final das argolas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Brasileiros ficam fora do pódio na Copa do Mundo de skate street Brasil vence tchecas e vai à 2ª fase do Mundial Feminino de handebol Alagoas recebe a Copa AFIA pela segunda vez e movimenta o cenário esportivo em novembro Primeira Maratona Internacional de Maceió é lançada oficialmente