Esporte

Você conhece o Futmesa? Esporte vem ganhando cada vez mais adeptos em Alagoas

| 11/01/22 - 16h01
| Foto: Foto: Divulgação

Uma mistura de futebol, futvôlei e tênis de mesa, que pode ser praticada em esquema individual ou em dupla. O Futmesa vem conquistando cada vez mais espaço em Alagoas. O esporte exige uma boa dose de habilidade, bola de futebol e mesa com rede. Pode ser praticado na praia, assim como o futvôlei e o beach tênis, mas também em praças, campinhos e clubes.

Em Maceió, já existe uma academia específica para a prática da modalidade: Futmesa Mcz Academy, que conta com cinco arenas para a prática e um fluxo diário de 150 alunos. De acordo com o sócio-administrador do espaço, e presidente da Federação Alagoana de Futmesa (FEALFTM), Felipe Pedrotti, o esporte é uma das modalidades que mais cresce no Brasil e no mundo. "O Futmesa Mcz Academy é uma academia focada na prática de um dos esportes que mais ganha adeptos por onde passa, o Futmesa. Na academia, trabalhamos com desde atletas iniciantes até a formação de atletas profissionais, sendo homens e mulheres de diferentes faixas etárias. Explicamos desde as regras básicas do esporte até o preparo físico e técnico dos atletas", pontuou Pedrotti.

Além disso, o presidente da FEALFTM explica que no espaço há outras modalidades como futevôlei, vôlei de praia, beach tennis e altinha. 
 

Esporte auxilia no fortalecimento muscular e ajuda a reduzir estresse e ansiedade. Foto: Divulgação


Entre os benefícios do esporte está o fortalecimento do quadríceps, músculos posteriores da perna e core. A modalidade também trabalha habilidades como coordenação motora, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento cardiorrespiratório e redução do estresse e ansiedade.

As regras são muito simples. Cada jogador ou dupla precisa se posicionar no seu lado da mesa e o objetivo é fazer com que o adversário não seja capaz de devolver a bola. As partidas são disputadas em 1, 3 ou 5 sets, sendo realizados em 15 pontos e 12 pontos no set desempate.

O saque pode ser feito com qualquer parte do corpo, exceto mãos e braços. Se errar o primeiro saque, o jogador pode realizar uma 2ª tentativa. A bola, durante o saque, deve bater primeiro na mesa adversária. Além disso, só são permitidos até três toques na bola - mas na recepção do saque são no mínimo dois toques. E em nenhum momento é permitido tocar na mesa, bem como colocar a mão na bola.

Para os interessados em conhecer mais o esporte, o contato é através da Federação Alagoana de Futmesa, pelo Instagram @FEALFTM ou através do WhatsApp 82 99969-8750 da Academy.