Vulcão de Fogo força 4.000 pessoas a deixarem seus lares na Guatemala

Publicado em 19/11/2018, às 22h10
Vulcão | Reprodução/Istoe -

VEJA.com

Quase 4.000 pessoas abandonaram suas casas nesta segunda-feira (19) depois de nova erupção do Vulcão de Fogo, a 35 quilômetros da capital da Guatemala. As autoridades locais declararam alerta vermelho na região. Em junho passado, a erupção deste mesmo vulcão provocou 194 mortes.

LEIA TAMBÉM

O alerta foi declarado especialmente no município de Escuintla depois do início, no domingo, da quinta fase eruptiva do vulcão neste ano. Lavas e colunas de cinzas foram lançadas da montanha de 3.763 metros de altura, informou a Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred).

Segundo a Conred, 3.925 pessoas foram retiradas de suas casas. Pelo menos 2.000 delas foram levadas a três abrigos. A erupção afeta o cotidiano de 76.145 pessoas da região de Escuintla.

A Conred informou que 300 famílias residentes no vilarejo de Chuchú, em Escuintla, não quiseram deixar seus lares, apesar da convocação das autoridades.

O vulcão gera fluxos piroclásticos – nuvens velozes formadas por gases quentes e pedras – e uma coluna de cinzas que alcança 5.200 metros de altura. O material incandescente expelido chega a 1.000 metros da cratera do vulcão, explicou o Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (Insivumeh) da Guatemala.

Mais torrentes perigosas de cinzas quentes e lava podem ser expelidas, disse Juan Pablo Oliva, chefe do Insivumeh.

A quarta fase eruptiva do Vulcão de Fogo fora registrada entre 6 e 9 de novembro, sem vítimas nem danos materiais. No último 3 de junho, o vulcão teve uma potente erupção que devastou a comunidade San Miguel Los Lotes, deixando 194 mortos, 234 desaparecidos e afetando mais de 1,71 milhão de pessoas.

Assim como o Vulcão de Fogo, também permanecem ativos na Guatemala o Pacaya, a 20 quilômetros ao sul da capital, e o Santiaguito, a 117 quilômetros a  oeste. Ambos aumentaram suas atividades, mas sem entrar em fase eruptiva.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto